Olá pessoal!
Recentemente tive que migrar do Linux Mint pro MacOs devido ao trabalho, ainda estou me acostumando com o sistema, gostaria de saber como posso manter atualizado os programas que não foram instalados através da Apple Store. No mint, sempre ao iniciar meu dia de trabalho, eu rodava um
tudo isso para atualizar sistema, programas e remover o que n fosse mais necessário, sinto falta desse controle queria saber se há algo parecido no Mac.
Você pode usar o Homebrew para tal faceta. Se quiser atualizar o sistema operacional, também é possivel fazer via command line.
Busca por atualizações → softwareupdate -l
Instala todas as atualizações disponíveis → softwareupdate -i -a
Referência: How To Update macOS Using The Terminal - ITPro Helper
Além do homebrew (que costuma ser o ideal para bibliotecas e programas de linha de comando, hoje em dia praticamente todos apps são capazes de se auto-atualizar no MacOS, digamos por exemplo que você instale o Sip, o próprio app é capaz de se atualizar.
Acredito que não é exatamente a mesma coisa, os apps instalam rotinas de segundo plano que você pode ativar/desativar, especificamente para verificar por atualizações:
Dentro do app a abordagem varia, alguns permitem configurar (atualizar automaticamente, checar agora, etc).
Existem frameworks no ecossistema mas geralmente o desenvolvedor implementa ele mesmo o processo por ser algo trivial na plataforma, o próprio XCode gera arquivos .pkg e na prática o app só precisa baixar e executar, o próprio .pkg se encarrega de fazer todo o processo de atualização.
Se a pessoa quiser mais controle pode usar ferramentas como o MacUpdater também.