Confira o post completo no blog: Como atualizar para o Ubuntu 20.04 LTS - Diolinux
Saiba como atualizar o seu Ubuntu da versão 18.04 LTS ou 19.10 para a nova LTS do sistema da Canonical.
lembrando que o kubuntu tambem saiu
vamos ver ficou tao bom quanto o ubuntu
Fico com uma dúvida, talvez o editor ou alguém saiba… Se eu atualizo dessa forma, perco minha customização? Por exemplo, customizei o conky, fontes, barra lateral, etc pra deixar o Ubuntu com uma aparencia que eu prefiro. Ao atualizar, perco essa customização ou ele mantém?
Seria terrível ter que fazer tudo novamente…
fiz a atualização do 19.10 para o 20.04 tls mas depois do reboot não incia só fica na tela preta, mas consigo entrar no shell (ctrl+alt+F2)
já procurei algumas soluções mas nenhuma obtive sucesso.
Alguém poderia me dar um help
Qual seria a diferença entre o comando update-manager -d
e o comando sudo do-release-upgrade -d
?
Pelo o que eu pesquisei ambos atualizam o Ubuntu para uma nova versão, mas fiquei na dúvida qual seria a utilidade prática de cada um dos comandos.
Olá, @Christopher_Coutinho, eu atualizei o meu Ubuntu 19.10 pro 20.04 e não perdi minhas customizações. Não perdi nem o wallpaper.
Em tempo: vale ressaltar que possuo uma partição /home separada.
Não sei se pode ajudar, mas já que você tem acesso terminal, tente o comando dmesg, pra ver se acha algum erro de inicialização. Não sei se vai ajudar, mas…
Você está com os backups em dia? Talvez precisará fazer um “clean install”.
foi um bug durante atualização de uma versão para outra desinstalou o gnome-session e removou muitos recursos nativos do ubuntu.
“Solucionei o problema”
Reinstalando a gnome-session.
apt-get install gnome-session
mas me deparei com outro problema, alguns recursos nativos não estava presentes, era com sei tivesse colocado só uma mascara do 20.04 mas com os recursos do 19.10 sem a central de atualizações, sem recurso de modificar o tema, etc. Novamente tentei solucionar via shell mas sem sucesso. Como utimo recurso para não perder meus dados pessoais, reinstalei usando a iso 20.04 LTS suando a opção de “reinstalação com a permanecia dos dados e softwares”, mas como tudo não são flores no processo a maioria dos pacotes de softwares foram desinstalados, mas ao reinstalar percebi que as conf deles foram mantidas.
Espero ajudar que tiver passando pelo mesmo problema.
Boa noite a todos!
A atualização funcionou, mas a loja de programas/aplicativos deu pau…
A antiga não tem programas ou aplicativos e a nova não aparece pra mim…
Alguém sabe o q aconteceu ou como resolver?
Obrigado!
É que o 20.04 mudo de loja eles acabo com a gnome-software e fico só com a snap-store por ser upgrade a configuração da gnome-software não serve no snap-store.
Mais se você instalar a gnome-software deve voltar ela ao normal.
Olha… Não posso te dar 100% de certeza, mas em teoria não é pra perder nada…
Depois de atualizar varias vezes o ubuntu 19.10, não aparecia a mensagem para atualizar para a versão 20.04. Tive que rodar o comando update-manager -d e ai sim a atualização para a versão 20.04 ocorreu e o melhor, todas minhas personalizações se mantiveram, inclusive a adição de parâmetros no grub para a ativar o drive amdgpu ao invés do drive Radeon e poder usar o vulkan. Quase tudo funciona ok, tive um problema com impressora Canon mg 3510, para a versão 20.04 não possuia mais drive para ela. Sorte que tinha o drive dela para instalar e aceitou. Ai resolvido.
Ubuntu 20.04 esta ótimo.
Funcionou aqui, obrigado!
Mas estou tendo um outro problema.
Tive esse problema com a versão 19.04 e só resolveu quando passei pra 19.10, mas agora parece q ele voltou.
Por algum motivo (que ainda desconheço) o computador trava algumas funções e quando reinicio ele, ele não volta fica numa tela preta.
Aí mando entrar no modo de restauração e ele mostra alguns erros (que descobri que para reparar e conseguir “funcionar” o compuatdor) e tenho que dar o comando fsck.
Na versão 19.04 isso era muito frequente. Agora na 20.04 ocorreu uma vez (mas estou usando desde domingo), alguém sabe o q pode ser e como resolver de forma definitiva?
Não desligue o computador cortando a energia.
Desligue usando o botão de desligar do sistema ou com o comando shutdown now
.
O fsck é para verificar e corrigir o filesystem
Qual o filesystem que você usa? existe os:
O Linux suporta vários sistemas de arquivos, mas as opções comuns para o disco do sistema em um dispositivo de bloco incluem a família ext* (ext2, ext3 e ext4), XFS, JFS e btrfs. Sistema de ficheiros – Wikipédia, a enciclopédia livre
Qual você esta usando?
Geralmente eu consigo desligar ele normal. Ele trava algumas funções, mas não dá problema para desligar.
Uso ext3/ext4, mas acho q o próprio sistema que escolheu durante a instalação.
O meu ainda não atualizou, com o comando no terminal ele manda atualizar para a versão para desenvolvedores e não a oficial
Fiz todos os passos do artigo mas após o omando "sudo do-release-upgrade " a mensagem que aparece é:
Verificando por uma nova versão do Ubuntu
Por favor instale as atualizações disponíveis para o seu lançamento atual antes de atualizar versão.
Fiz todo o procedimento mas não aparece pra mim a opção de atualizar para o 20.04Lts
o meu está na versão 18.04Lts
o que pode ser?
Por que o meu não tá com essa interface?
Atualizei do 18.04 LTS que eu tinha e manteve a interface que tinha desde o 14.04 LTS, se não me engano.
A loja sumiu, mas parece que a Ubuntu Software ainda tá escondida. Quando tentei instalar a Steam, abre essa loja e diz que não foi possível instalar a Steam.
Falaram da tal da Snap ou algo assim, mas não achei nada do tipo.