Como atualizar para o Ubuntu 20.04 LTS

Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/2020/04/como-atualizar-para-o-ubuntu-20-04-lts.html

Saiba como atualizar o seu Ubuntu da versão 18.04 LTS ou 19.10 para a nova LTS do sistema da Canonical.

1 Curtida

lembrando que o kubuntu tambem saiu
vamos ver ficou tao bom quanto o ubuntu :grinning:

1 Curtida

Fico com uma dúvida, talvez o editor ou alguém saiba… Se eu atualizo dessa forma, perco minha customização? Por exemplo, customizei o conky, fontes, barra lateral, etc pra deixar o Ubuntu com uma aparencia que eu prefiro. Ao atualizar, perco essa customização ou ele mantém?

Seria terrível ter que fazer tudo novamente…

1 Curtida

fiz a atualização do 19.10 para o 20.04 tls mas depois do reboot não incia só fica na tela preta, mas consigo entrar no shell (ctrl+alt+F2)

já procurei algumas soluções mas nenhuma obtive sucesso.

Alguém poderia me dar um help

Qual seria a diferença entre o comando update-manager -d e o comando sudo do-release-upgrade -d ?
Pelo o que eu pesquisei ambos atualizam o Ubuntu para uma nova versão, mas fiquei na dúvida qual seria a utilidade prática de cada um dos comandos.

Olá, @Christopher_Coutinho, eu atualizei o meu Ubuntu 19.10 pro 20.04 e não perdi minhas customizações. Não perdi nem o wallpaper.
Em tempo: vale ressaltar que possuo uma partição /home separada.

1 Curtida

Não sei se pode ajudar, mas já que você tem acesso terminal, tente o comando dmesg, pra ver se acha algum erro de inicialização. Não sei se vai ajudar, mas…

https://www.tecmint.com/dmesg-commands/

Você está com os backups em dia? Talvez precisará fazer um “clean install”.

foi um bug durante atualização de uma versão para outra desinstalou o gnome-session e removou muitos recursos nativos do ubuntu.

“Solucionei o problema”
Reinstalando a gnome-session.
apt-get install gnome-session

mas me deparei com outro problema, alguns recursos nativos não estava presentes, era com sei tivesse colocado só uma mascara do 20.04 mas com os recursos do 19.10 sem a central de atualizações, sem recurso de modificar o tema, etc. Novamente tentei solucionar via shell mas sem sucesso. Como utimo recurso para não perder meus dados pessoais, reinstalei usando a iso 20.04 LTS suando a opção de “reinstalação com a permanecia dos dados e softwares”, mas como tudo não são flores no processo a maioria dos pacotes de softwares foram desinstalados, mas ao reinstalar percebi que as conf deles foram mantidas.
Espero ajudar que tiver passando pelo mesmo problema.

Boa noite a todos!
A atualização funcionou, mas a loja de programas/aplicativos deu pau…
A antiga não tem programas ou aplicativos e a nova não aparece pra mim…
Alguém sabe o q aconteceu ou como resolver?
Obrigado!

É que o 20.04 mudo de loja eles acabo com a gnome-software e fico só com a snap-store por ser upgrade a configuração da gnome-software não serve no snap-store.
Mais se você instalar a gnome-software deve voltar ela ao normal.

Olha… Não posso te dar 100% de certeza, mas em teoria não é pra perder nada…

Depois de atualizar varias vezes o ubuntu 19.10, não aparecia a mensagem para atualizar para a versão 20.04. Tive que rodar o comando update-manager -d e ai sim a atualização para a versão 20.04 ocorreu e o melhor, todas minhas personalizações se mantiveram, inclusive a adição de parâmetros no grub para a ativar o drive amdgpu ao invés do drive Radeon e poder usar o vulkan. Quase tudo funciona ok, tive um problema com impressora Canon mg 3510, para a versão 20.04 não possuia mais drive para ela. Sorte que tinha o drive dela para instalar e aceitou. Ai resolvido.
Ubuntu 20.04 esta ótimo.

Funcionou aqui, obrigado!

Mas estou tendo um outro problema.
Tive esse problema com a versão 19.04 e só resolveu quando passei pra 19.10, mas agora parece q ele voltou.
Por algum motivo (que ainda desconheço) o computador trava algumas funções e quando reinicio ele, ele não volta fica numa tela preta.
Aí mando entrar no modo de restauração e ele mostra alguns erros (que descobri que para reparar e conseguir “funcionar” o compuatdor) e tenho que dar o comando fsck.
Na versão 19.04 isso era muito frequente. Agora na 20.04 ocorreu uma vez (mas estou usando desde domingo), alguém sabe o q pode ser e como resolver de forma definitiva?

Não desligue o computador cortando a energia.
Desligue usando o botão de desligar do sistema ou com o comando shutdown now.
O fsck é para verificar e corrigir o filesystem
Qual o filesystem que você usa? existe os:
O Linux suporta vários sistemas de arquivos, mas as opções comuns para o disco do sistema em um dispositivo de bloco incluem a família ext* (ext2, ext3 e ext4), XFS, JFS e btrfs. Sistema de ficheiros – Wikipédia, a enciclopédia livre
Qual você esta usando?

Geralmente eu consigo desligar ele normal. Ele trava algumas funções, mas não dá problema para desligar.
Uso ext3/ext4, mas acho q o próprio sistema que escolheu durante a instalação.

O meu ainda não atualizou, com o comando no terminal ele manda atualizar para a versão para desenvolvedores e não a oficial

Fiz todos os passos do artigo mas após o omando "sudo do-release-upgrade " a mensagem que aparece é:
Verificando por uma nova versão do Ubuntu
Por favor instale as atualizações disponíveis para o seu lançamento atual antes de atualizar versão.