Como atualizar ou consertar o Drivers AMD?

Aqui está minha placa de video, conforme informa o linux mint 19.3:

Graphics: Device-1: AMD Raven Ridge [Radeon Vega Series / Radeon Vega Mobile Series]
vendor: Acer Incorporated ALI driver: amdgpu v: kernel bus ID: 03:00.0
chip ID: 1002:15dd
Display: x11 server: X.Org 1.20.5 driver: amdgpu,ati unloaded: fbdev,modesetting,vesa
resolution: 1366x768~60Hz
OpenGL: renderer: AMD RAVEN (DRM 3.35.0 5.4.42-050442-generic LLVM 10.0.0)
v: 4.6 Mesa 20.2.0-devel (git-685e79a 2020-05-22 bionic-oibaf-ppa) direct render: Yes

No Pop os, ele entendia como AMD Ryzen 5 2500U with Radeon Vega Mobile Gfx × 8, enquanto no linux mint ele entende como AMD Ryzen 5 2500U with Radeon Vega Mobile Gfx × 4…

algo errado? alguem poderia me ajudar?

Provavel que seja apenas algum erro “bobo” de nomenclatura. Acontece algo semelhante com a minha RX 580 que é uma Pollaris 20 e o sistema reconhece como Pollaris 10, mas não há nenhuma perda de desempenho por conta disso.

Vamos aguardar alguém mais responder, mas até aonde eu sei isso não é nada para se preocupar.

Quanto ao drivers AMD no Linux, este artigo é uma leitura bem esclarecedora para quem está afim de aprender sobre o assunto.

Valeu por responder ae amigo.
No meu caso, no Linux mint, tem perda de desempenho pois só reconhece 512 Gb da placa de vídeo ao invés de 1gb, que é o que a placa tem :frowning:

1 curtida

Entendi. Bom, talvez esteja relacionado a versão do Kernel presente em ambos os sistemas.

Infelizmente não tenho o Pop nem o Mint instalados aqui, mas tenho quase certeza de que a versão do Kernel no Mint é mais antiga.

Os drivers de vídeo AMD são integrados ao Kernel, logo quanto mais recente a versão do mesmo mais recente também a versão do driver. Se a minha suspeita for real, esse problema não deve ocorrer em distros com o Kernel mais recente, como o Ubuntu 20.04, Pop!_OS, Fedora 32, etc.

O Linux Mint 20 deve ser lançado em breve, e certamente virá com uma versão do Kernel Linux mais recente, assim o driver amdgpu será mais recente também.

1 curtida

Pois é, pensei nisso também e atualizei o kernel dele pro long term 5.4.42 se não me engano… Mas tava na mesma

agora instalei o LMDE 4, linux mint baseado no debian né, e resolveu todos os meus problemas, olha só a descrição da placa de video:

Graphics: Device-1: AMD Raven Ridge [Radeon Vega Series / Radeon Vega Mobile Series]
vendor: Acer Incorporated ALI driver: amdgpu v: kernel bus ID: 03:00.0
chip ID: 1002:15dd
Display: x11 server: X.Org 1.20.4 driver: amdgpu,ati unloaded: fbdev,modesetting,vesa
resolution: 1366x768~60Hz
OpenGL: renderer: AMD RAVEN (DRM 3.27.0 4.19.0-9-amd64 LLVM 7.0.1) v: 4.5 Mesa 18.3.6
direct render: Yes

reparei que na versão do debian não esta escrito “driver: amdgpu,ati unloaded”…
parece que está funcionando e integrado no debian… tem como ativar isso no Ubuntu?

Qual o retorno do seguinte comando?

lspci -k | grep amdgpu

Kernel driver in use: amdgpu
Kernel modules: amdgpu

Sei que esse post é relativamente antigo, mas pelo que vi em relatados isso em em si não é um erro “BOBO” e sim uma coisa ligada a versão do kernel como o @Jedi_Fonseca já disse, os kernels 5.3,5.4 em vários testes meus com meu notebook da lenovo aqui com ryzen 5 3500u , o kernel identifica incorretamente a gpu integrada a conhecida vega8, em vários processadores ryzen com vega 8 é relatado esse problema, o amd raven é para ser usado em processadores com 14nm, os ryzen 3500u, 2500u são de 12 nm. O problema foi corrigido definitivamente na versão 5.8 e 5.10 do kernel linux. Com o bug de identificação muitos pessoas instalavam distros com estes processadores e tiveram diversos problemas com perda de desempenho crashs, e etc…, consegui resolver esse problema no notebook da lenovo instalando deepin que já ta com o kernel 5.10 recente. O amd raven em si é para ser usado mais em desktops. Se voce tem uma distro que mostra amd raven, faça o update de kernel ou mude para uma distro com kernel recente, e veja se idetifica como “ATI AMD PICASSO” a identificação correta. Obviamente veja se seu processador usa vega 8, e é de 12nm como tinha dito anteriormente, esse bug ocorre mais em notebooks inclusive.

AMD Picasso GPU Specs | TechPowerUp GPU Database (o texto em si fala em 14nm, mas é 14nm e 12nm para vega 8 mobile usado em processadores de notebooks).


E no amd RAVEN sim há a compatibilidade com vega 8 mobile de notebooks e a vega 8 comum, mas não são todos os processadores que tem, tanto que se voce obeservar o clock que está listado na pagina do techpowerup, da amd raven é menor que o clock da vega 8 listada na pagina do amd picasso, provavelmente amd ravem é feito para 14nm e amd picasso/ATI AMD PICASSO é feito para 14nm e 12nm. Se não me engano os processadores com vega 8 que usam amd raven, são os de 1 geração de 2017 e 2 geração em 2018, de 2019 em diante é usado o amd picasso.

1 curtida