Como atualizar os drivers intel?

Boa noite! Existe alguma ferramenta que possa me ajudar atualizar meus drivers de vídeo da intel ?

1 curtida

Não precisa.
É só usar.

Sempre fiz isso, porém dessa vez fui instalar em um pc novo e está dando uns glitchs e congelamentos… Queria saber se tem uma forma de atualizar porque o stup da intel foi descontinuado no 17.04.

Usa o mesa pra intel e amd:

Mesa é obrigatório para usar o desktop, no de um firmware do processador, isso já fica direto no kernel, o mesa via lidar com driver que integram com o X, Wayland, o opengl ou vulkan e outros componentes da camada de vídeo.

Eu sempre uso essa pagina do Lutris para Atualizar os drivers

Sim ele já vem no kernel mas ele quer atualiza e pra isso ele vai precisa da PPA.

O que ele quer atualizar não é diretamente driver de vídeo da Intel é em relação a pilha gráfica, são coisas diferentes.

mandar atualizar o mesa é só uma peça de muitas.

Olá @ikairus, tudo beleza?

Sua pergunta ficou um pouco vaga… você quer atualizar os drivers da Intel na distribuição que você já tem instalada nesse micro? Da forma como sua pergunta está no momento, fica difícil dar uma reposta objetiva.

  • Se você estiver usando Ubuntu à partir da 18.04: você pode usar o Oibaff ou Padoka PPA e sempre conseguir os drivers mais recentes, além dos complementos necessários para os componentes gráficos.

Elabore melhor sua necessidade e nos ajude a te ajudar.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Muito obrigado meu caro!! Instalei o padoka e consegui oque almejava. Agradeço vossa ajuda!

1 curtida

Você pode explicar essa diferença? Isso me deixa confuso. Se o driver de vídeo está embutido no kernel, o que é que o mesa oferece para a “placa de vídeo” Intel que o próprio driver não oferece?



Só por curiosodade, por que você quis atualizar o mesa? Pergunto isso porque também tenho a “placa de vídeo” Intel, mais precisamente a Intel HD Graphics 620 e o desempenho me parece bom (isto é, está o mesmo do Windows, se bem que as atualizações da Intel no Linux ferraram com muita coisa, mas isso não vem ao caso).

1 curtida

São camadas separadas, o mesa é necessário para usar um desktop, atualmente o Xorg e posteriormente também o Wayland, no kernel tem o necessário para reconhecer o processador e usar os recursos dele.

com Intel o vídeo é com o xorg e mesa, mas é necessário atualizar ambos para ter um salto de performance.

2 curtidas

Obrigado pela explicação.

Por conta dos drives recentes! Eu atualizei para o Padoka Stable e melhorou meus problemas de congelamento e afins. Outrora não era necessário tanto que até esqueci do oibaf, padoka e etc mas nesse pc que montei foi necessário até a minha placa de vídeo chegar :smiley:

Se seu pc está com os mesmos problemas da uma olhada no post do DioLinux sobre o Oibaf, Padoka e a Kisak vai esclarecer suas dúvidas!!!

1 curtida

Massa, mas como não estou tendo nenhum grande problema por agora, vou esperar pelo *ubuntu 20.04.

Entretanto darei uma olhada no artigo do Dio.

1 curtida

O 20.04 já vai vim com o Mesa atualizado, vai ser sussa!!