Olá amigos “pinguanos”! Como estão? Tenho uma dúvida bem boba, mas que me assombra a um tempo já. Como atualizo o wine para a versão stable mais recente? Tentei procurar pelo update manager do Mint (20) mas nada. Estou rodando a versão 5.0.1, mas a versão mais nova é a 5.0.2. Abraços!
Tem um usuário que postou um guia nesse forum falando da instalação do Wine no Linux, a primeira resposta é de um cara que conseguiu fazer a atualização.
A questão é que estou usando o Mint 20 e o tutorial fala sobre o ubuntu 18.04/19.10 e o mint 19.x
O mint é baseado no Ubuntu, a menos que você esteja usando o LMDE (Debian Edition) que aí funciona um pouco diferente.
Tenho ciência disso, amigo, porém o post feito pelo outro colega não falava da versão 20.04 do Ubuntu (basicamente é só mudar a chave do repositório e pular a etapa do FAudio). Tentei fazer o processo de instalar, sem desinstalar a versão atual na minha máquina, pelo o que é fornecido na página do WineHQ também, mas sem sucesso. Creio eu que terei de “remover na marra/expurgar” para assim conseguir atualizar
O Wine segue o versionamento semântico (x.y.z), o que significa que uma alteração na bug fix (z) geralmente não implica em melhorias pro usuários final, tanto é que no repositório oficial nem sempre são lançadas os binários
sudo apt-add-repository ‘deb https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/ focal main’
Toda via, a linha pro Ubuntu focal e derivados seria essa
Depois é so atualizar a lista de pacotes:
sudo apt update
E atualizar o sistema:
sudo apt upgrade
Fiz o procedimento, mas não mudou em nada mesmo. Esperarei sair mais uma versão e instalarei na marra mesmo. Obrigado mesmo assim, chapa
Posso estar enganado, mas pelo que vi no repositório do WineHQ, ainda não lançaram 5.0.2, por enquanto só 5.0.1. Se tentar localizar 5.0.2 no Index of /wine-builds/ubuntu/dists/focal/main/binary-amd64 ,não vai encontrar. Mas deve lançar em breve.
Estranho, chequei novamente o site do wine e está lá como lançado (no stable).
Pois é
Baixei Wine pelo repositório do WineHQ no Ubuntu Mate 20.04 (NÃO estava com Wine instalado antes) e ainda está na versão 5.0.1.
Outra coisa que não tinha percebido antes no site deles, é que eles lançaram a vesão 5.0.2 há dois dias atrás, 7 de agosto, então é bem recente. Dentro de alguns dias, a versão nova deve estar disponível no repositório deles (pelo menos eu espero né, ).
Só para avisar: A versão nova do stable 5.0.2 já está disponível no repositório.
Flw!
Show, maninho! Acabei de atualizar