Opa bom dia,alguém poderia me informar uma maneira de atualizar o mesa drive para sua ultima versão?eu tentei e conseguir atualizar até a 20.0.8,sendo que a ultima e a 20.1.4,meu sistema operacional e ubuntu 20.04 lts e minha placa e uma intel hd 620,agradeço pelo suporte
há,e quando eu coloco glxinfo | grep “OpenGL version”,aparece ‘‘string: 4.6 (Compatibility Profile) Mesa 20.0.8’’
No geral não necessita atualizar para a última versão cada vez que há um release. Deixe que o pessoal responsável pela sua distribuição avalie quando vale a pena atualizar o pacote e todas as dependências, pois há uma série de fatores para fazer o upgrade.
O Ubuntu 20 é uma distribuição que mantém no geral as mesmas versões dos pacotes ao longo do tempo. Caso você queira estar sempre com as últimas versões instaladas, é melhor trocar para uma distribuição que seja “rolling release” e “bleeding edge”, como por exemplo Manjaro ou OpenSUSE tumbleweed.
Aqui tem um bom debate sobre o assunto:
mas e possível atualizar pra ultima no ubuntu mesmo?eu uso mais em games,me parece melhor estar 100% atualizado,sou meio iniciante nessas partes
ja usei esse método aqui
1- sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/updates
2- sudo apt-get update
3- sudo apt-get dist-upgrade
mas ela não passa do mesa drive 20.0.8
Sempre é possível quando se trata de linux! O que vai acontecer é a dificuldade ser crescente até o ponto no qual vc vai ter que compilar o código fonte e fazer seu próprio pacote!!!
Eu, como usuário já há mais de 20 anos no linux, posso recomendar algumas coisas.:
- A primeira que eu já falei é trocar para uma distribuição bleeding edge, que esteja sempre compilando as últimas versões e distribuindo aos seus usuários.
- Não tente consertar o que não está quebrado. Se o computador está funcionando bem e rodando os jogos, continue seguindo as versões do desenvolvedor
- O jeito mais fácil de quebrar um sistema baseado em debian/ubuntu é adicionar muitos ppas. Não vai demorar e algum pacote estará em versões diferentes em dois dele e aí o usuário acaba com uma tela preta sem saber o que fazer, ou algum ppa pode quebrar o sistema simplesmente porque a versão que ele usa não foi testada em hardware específico (no caso o seu).
- Use soluções invasivas (ppa, instalar pacote deb, compilar e instalar pacotes como root, etc…) apenas se tiver problemas de funcionamento no qual uma versão superior ofereça suporte ao seu hardware.
- Ao usar as últimas versões dos pacotes, esteja preparado para se deparar com eventuais bugs, pois é como ser cobaia de teste!
Dito isso, o caminho fácil para vc ter um mesa na última versão é achar algum ppa que compile por vc. O caminho difícil é vc compilar e instalar. Nesses dois assunto eu não posso ajudar pois não uso o Ubuntu e tbm não recomendo que faça.
Comando no terminal tecla Ctrl+Alt+T e cola:
sudo add-apt-repository ppa:oibaf/graphics-drivers
sudo apt-get update
Esse PPA esta na versão “20.2~git2007251930.e2e89f~oibaf~f” do Mesa3D.
O @Deleterium tem razão é melhor usar o Mesa3D que já vem no Ubuntu.
opa,vlw mas eu ja coloquei esse repositório:kisak-mesa fresh : kisak até agora não vi uma diferença monstra mas vou continuar testando :3
Você não vai ver diferença a menos que a sua GPU é muito recente não suportada pelo mesa anterior.
Tenha algum bug na versão anterior do mesa como riscos na tela ou o brilho muito baixo que foram corrigidos na versão recente.
Se não for o seu caso uma dessas você só gasto a sua banda e o seu tempo.
Realmente não senti uma diferença significativa no Dragon ball xenoverse 1,mas no mad max senti uma estabilidade melhor nos fps,com poucas engasgadas,vou gravar mais alguns testes de desempenho pra comparar no futuro,uma pergunta fora do topico:e uma boa trava os fps em 30 com o Vulkan Vsync e Opengl Vsync pelo Goverlay?
O Vsync não vai travar necessariamente em 30 ele vai travar o FPS de acordo com a frequência máxima do seu monitor.
Se o seu monitor for de 30Hz ele só pode atualizar a imagem a 30 por segundo se for 60Hz igual o meu ele só pode atualizar a imagem a 60 imagem por segundos existe monitores de 144Hz que pode atualizar imagem a 144 por segundo.
Ai para você ver o painel da Nvidia diz que a frequência do meu monitor é de 60Hz então 60 FPS é o máximo dele.
É isso que faz o Vsync.
Muita gente pensa que monitor não tem limitação é claro que tem tudo na vida tem limitação ate números só não tem limitação na teoria porque na pratica nunca vai existir uma coisa infinita.
O nome disso em monitor é “atualização vertical”.
Se você diminuir a resolução do monitor ele vai obter uma atualização vertical mais rápida.
Tipo o meu ele é 60Hz a resolução de fabrica 1600x900 se eu diminuir eu não me lembro para que valor ele muda de 60Hz para 75Hz.