Como Atualizar a BIOS - Ideapad 330S-15ARR - Com Linux

Preciso de fazer um update na BIOS do meu computador, mas a fabricante (lenovo) apenas disponibilizou um executável para rodar no windows. Existe alguma forma de instalar pelo linux/diretamente pela BIOS?

Sim, podia simplesmente instalar o windows para isto mas também quero aprender um pouco mais e poder ajudar alguém que futuramente venha a ter o mesmo problema.
Sinto-me à vontade com o terminal mas considero-me um usuário ainda iniciante. Alguém conhece uma forma alternativa de atualizar a BIOS?

Modelo: 330S-15ARR

Tem o serviço FWUPD, que você pode instalar no Linux. Se preferir algo gráfico, GNOME Firmware

1 curtida

Algumas fabricantes, embora disponibilizem os arquivos de BIOS em .exe, permitem que você faça o update de forma manual pela própria BIOS, bastando colocar o arquivo num pendrive. Em notebooks Dell, como é no meu caso, não fica na BIOS propriamente dito, mas nas opções de seleção de boot (pressionando F12).

Você pode tentar este tutorial para UEFI, mas faça somente se se sentir seguro.
Confesso que já tentei duas vezes, mas sem sucesso, fiz todo procedimento corretamente, mas ao reiniciar o firmware não é carregado.
https://medium.com/@BladeCoder/flash-your-lenovo-ideapad-laptop-bios-from-linux-using-uefi-capsule-updates-a82e455ea29c