Como ativar leitor de tela Orca na inicialização do Linux Mint?

Boa tarde, pessoal!

Alguém poderia me dizer se há uma maneira de ativar o leitor de tela Orca na inicialização?

Explicando, meu amigo é deficiente visual e precisa usar o linux. Inicialmente, instalou o Coconut Linux - distribuição que vem com algumas alterações para quem é deficiente visual. Mas devido uns problemas que encontrou nela, resolveu tentar o Linux Mint (21.2). Até aí tudo bem, mas por mais que ele marque a opção nas configurações do Orca para que ele inicie com o sistema, isso não está acontecendo. Na tela de login, por exemplo, não lê, daí ele não sabe se já está na hora de digitar as credenciais, quando a caixa de login e de senha estão ativas, etc. Se alguém tiver uma dica de como fazer isso, agradeço demais!

Acredito que devido a deficiência seria melhor remover a necessidade de fazer login pulando a necessidade de fazer credenciais.

1 curtida

Entendi. Mas é que mesmo se ele fizer isso, ainda assim terá que manualmente iniciar o Orca, pois não está iniciando automaticamente, logo precisará sempre de alguém que enxergue bem pra fazer isso…

Eu até editei agora o post e retirei o “maneira gráfica”. Dependendo da sequência de passos, ele consegue seguir.

Então, o que quebra é o usuário pedir forma gráfica, com tantos LinuxOS diferentes e alguns ainda usam interfaces diferentes dando uma variedade grande de de formas diferentes de fazer torna difícil alguém saber fazer em todos.

Eu achei este vídeo aqui, ve se ele resolve, o cara coloco o Plank para iniciar na inicialização da sessão: https://www.youtube.com/watch?v=Vn8cuERGsaw
Se não achar essas opção pode ser que seu sistema não tenha isso.

Você conseguiu colocar para iniciar a sessão sem passar pela tela de login?

Então, mas como eu disse, se houver uma solução por linha de comando ou edição de algum arquivo de configuração ele pode tentar, com minha ajuda, acho que sai.

Vou ver com ele.

Vou sugerir isso a ele. Mas mesmo dessa forma, pelo que entendi, a sessão inicia sem o Orca rodando, por mais que ele tenha configurado para iniciar automaticamente com o sistema.

Então, é isso mesmo, não sei como colocar o Orca para iniciar fora da sessão. Provavelmente não saibamos.
Mas da para colocar o Orca para iniciar usando tecla de atalho tmb.

O tutorial deu certo?

O Linux Mint padrão (o que vem com o Cinnamon) tem sérios problemas de acessibilidade em relação ao Orca, o melhor é a versão com o MATE. Acredito que seja esta última a versão que ele tenha instalado, mas fica o aviso por via das dúvidas.

O atalho de teclas padrão na maioria das distros para iniciar ou parar o leitor de telas é Super+Alt+s. Quando ele inicia o Orca usando isso, em princípio o carregamento automático do leitor deveria ser ativado na sessão.

A acessibilidade na tela de login depende do gerenciador de login. Eu sei que o Lightdm e o GDM são acessíveis com o leitor, mas não sei qual o Mint está usando. Tente usar esse mesmo atalho de teclas na tela de login para saber se o leitor funciona. No caso do Lightdm, um outro possível atalho pode ser pressionar apenas F4.

1 curtida

O Ubuntu parece ter uma haba para selecionar acessibilidade no modo live, dai vc instala já com a acessibilidade desejada habilitada.

Veja que na imagem a aba de acessibilidade é a tecla F5.

1 curtida

@aguamole
@tanio

Desculpem a demora. Ele conseguiu resolveu sozinho, descobrindo meio que um bug: o Orca só inicia com o sistema como deveria, se ele entrar na central de controle e de lá entrar na seção que define os programas que iniciam. Se ele usar a ferramenta de pesquisa no menu “iniciar” pra ir direto pra essa seção aí não funciona.

Mas muito obrigado pela atenção de vocês!

Uai, que bom que você conseguiu, agora ele vai conseguir ser independente ao usar o PC que ele fez tanto esforço para comprar.

1 curtida