Como assistir um vídeo com áudio 5.1 como Stereo?

Olá, colegas!

Alguém aí sabe como assistir um vídeo com vários canais de áudio, digamos, com áudio 5.1 como se fosse Stereo? Porque eu não tenho aqui um sistema de som com mais de dois falantes, não fica bom o áudio (a música fica com um volume mais alto que o das vozes por exemplo) e eu não estou afim de converter o vídeo!

PS: geralmente esses vídeos estão em MKV.

Precisa de headphone(ou placa de som com driver eu não sei bem) com suporte a surround 7.1 ele vai simular os 7 canais.
Stereo só pode simular surround eles não podem reproduzir o surrond pela sua natureza de 2 alto-falante.
Existe também caixa de som que faz surround 7.1.
https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_957806-MLB44897832375_022021-O.webp
Esta imagem é surround 5.1, e esse ai não simula ele realiza o surround real por ter 5 caixa de som e esse 6ª é o “.1” que esquece o nome.
O surround 5.1 faz 5 canais de áudio, o 7.1 é melhor que faz 7 canais.
O que você quer é feito por software ou driver(Placa de som) e tem que ter suporte no MKV, veja o site da Raizer:

Eu não faço a menor ideia de como faz isso, isso é tudo que eu sei.
Pode ser que a placa de som tenha que ter suporte eu não sei bem.

Putz, véi, mas eu não quero simular nada não… Eu quero escutar em 2.0 mesmo! Hahahahaha

Uai para você escutar 2.0 é so você remover as 3 caixas de som do 5.1, ou seja 6 caixa de som do 7.1 que vai ficar stereo.
O surrond é feito com vas caixas de som surrond 5.1 é feito com 5 caixas de som e + 1 que faz uma coisa que não lembro o nome, é ela que faz o .1 do 5.1.
É só remover as caixas que fica stereo.

Se você retirar as caixas você vai perder os sons que tem nelas… Por exemplo se o carro passa na caixa RR (Rear Right ou Direita de Trás) você não vai escutar o carro no fone stereo pois ele só reproduz o FR (Front Right ou Direta da Frente).

Eu entendi oque ele quer fazer, eu já fiz isso físicamente mesmo.
Como disse @aguamole 5.1 são 5 canais cada um com seu audio e o .1 é um sub canal focado em efeitos graves(frequencias baixas) o Subwoofer.

Oque eu fiz fisicamente foi pegar as saídas do home theater e solda-las num jack p2 stereo femea. Criei a seguinte esquematica:
FR, RR e uma metade do Center e do Subwoofer soldei no lado Direito;
FL, RL e outra metade do Center e do Subwoofer soldei no lado Esquerdo;
Os sons foram mixados.

Mas oque ele quer fazer é via software, o VLC não faz isso, mix? Ou o próprio Alsa… Tenta instalar e ver pelo Pavucontrol se ele consegue mixar estes canais.

Vamos desfazer a confusão, se você quer usar todas as caixas para tocar stereo, é preciso realizar a simulação para fazer a compensação correta nos sinais e tornar o som surround.

A forma mais fácil e torcer para o seu sistema de som 5.1 ter entrada estéreo, é a forma mais pratica tanto no Linux quanto no Windows.

Outra é dar uma olhada neste plugin:
http://micosphere.free.fr/?lang=en

Ou até dar uma testada na configuração enable-remixing do alsa para realização de upmix.

Se você não quer emular nada, retire o cabo dos canais traseiros e do subwoofer + central. :slight_smile:

No Windows é só ir na configuração dos alto-falantes e selecionar Estéreo.