Estou tentando arrastar algum ícone do app ‘Aplicativos’ do Ubuntu 24.04 para o desktop para criar um atalho, mas parece não ter jeito. No Windows, isso é feito facilmente para criar atalhos.
Além disso, no menu de contexto desses apps, não aparece ‘criar atalho’ ou ‘enviar para…’ ou algo do tipo. Vejam a imagem a seguir.
Há como fazer isso no Ubuntu de um modo simples e direto sem usar o terminal?
Outra coisa: esse app ‘Aplicativos’ não tem redimensionamento de janela. É assim mesmo?
Boa tarde Carlos, sim é possível utilizar aplicativos no desktop do Ubuntu, mas como ele utiliza Gnome e o Gnome por padrão não utiliza aplicativos na area de trabalho, essa atividade não é muito encorajada mesmo.
Acredito que você possa obter uma experiência mais proxima do Windows utilizando o ZorinOS com Gnome, ou alguma distro com KDE que suporta o recurso nativamente.
Caso esteja com vontade de experimentar um novo jeito de interagir com seu desktop, utilze o Gnome sem apps na área de trabalho, é um workflow bem interessante.
No gerenciador de arquivos, vá ao diretório /usr/share/applications, ele contém os arquivos dispostos no menu de Aplicações. Como exemplo, copiarei o GNOME Calculator.
Você verá que no canto inferior direito da tela já apareceu o ícone. Entretanto, é necessário dar permissões para lançar o aplicativo: No desktop (não no gerenciador de arquivos) apenas clique com o botão direito e permita lançar o aplicativo:
Eu usava o Zorin, mas acredito que o Ubuntu é “mais Linux” e tem mais recursos. A minha intenção não é utilizar uma distro Linux mais parecida com o Windows, embora eu possa ter passado essa ideia. É justamente o contrário: eu quero aprender Linux entrando no mundo Linux.
Mas, enfim, mesmo sabendo dessa característica do Gnome, há algum modo simples de criar atalhos no desktop?
Eu sei alguns métodos pelo terminal. Para aprender Linux é muito legal, mas “não vale a pena” do ponto de vista prático na minha opinião.
Olha, sei que é opinião pessoal, mas depois de algum tempo sem colocar nada na area de trabalho vc vai criando aversão de ter 1 milhão de icones o tempo todo no seu campo de visão, e acaba dando preferencia por utilizar a tecla super pra abrir eles.
Existe uma forma mais prática de fixar seus aplicativos favoritos na Ubuntu Dock, sendo desnecessário colocar atalhos na área de trabalho. Afinal, basta aponta para a Ubuntu Dock que você vai ter o seu aplicativo favorito à mão, não vai ser necessário minimizar todas as janelas e dar um duplo clique num atalho no desktop que provavelmente estará em meio a vários arquivos que as pessoas costumam jogar lá e esquercer.
Para arquivos, por exemplo, temos a pasta do usuário com diretórios específicos para cada tipo de arquivo, e também é possível criar outros. Jogar arquivos na área de trabalho é uma tática de desorganização.
Sei bem como é isso, eu só mexo o mouse da direita para esquerda e aparece os apps, no sentido inverso abre as áreas de trabalho. Tudo tão acomodado que eu esqueço que tem a tecla super para fazer as coisas, imagina lembrar que no windows tem app na área de trabalho kkkkkk
Se os devs do gnome quisessem criar apps no desktop eles criavam e em uma semana estaria 100% seguro e funcional.
É inseguro pois não é oficial, simplesmente por isso, por ser uma solução gambiarra pra um problema que não existe(afinal o gnome não quer icones na area de trabalho)
Gnome é um paradigma de desktop diferente do windows, ele não ter icones é uma escolha de designe conciente dos devs e não uma limitação!
E existem varios motivos pra não se ter icones no desktop, incentiva organização, como não da pra só jogar tudo no desktop acaba colocando as coisas em seus devidos lugares.
Minimalismo, uma interface tão clean como gnome ficaria completamente poluida de pastas, arquivos pdf, aplicativos etc, como a maioria dos desktop windows ficam com o tempo.
Além de ser muito confuso icones e areas de trabalho, pra mim nunca fez sentido mudar area de trabalho e manter os mesmos icones no desktop, mas ai as areas dinamicas não funcionariam, teria q sempre ter 2 a 4 criadas? Teria q ter pasta desktop1 desktop2?