Como aprender a particionar no linux

Olá sou novo no linux e sempre que vou instalar uma nova distro, chega na parte de particionamento e sempre deixo do modo automatico, porém em alguns videos vi que as pessoas reparticionam manualmente, alguem poderia explicar se essa forma seria melhor de que deixar no automatico, e como eu poderia aprender a fazer isso
?

Desde de já agradeço

1 curtida

Seja bem-vindo, @Amnesic !

Minha sugestão é dividir a questão em 2 partes:

• Primeiro, particionar

• Depois, instalar

Fica assim:

1. De quais partições eu preciso? Quais os tamanhos? Quais outras partições eu posso criar, se eu quiser?

2. Qual a melhor maneira de fazer particionamento?

Na parte (2), eu acho horrível, tutorial com particionamento por comandos. — É uma tortura inútil, sem sentido, totalmente desnecessária — a menos, que o usuário queira fazer isso para aprender. Nesse caso, o sofrimento é livre. Não é “obrigação para todos”.

Eu prefiro fazer tudo pelo GParted ou pelo KDE Partition Manager, em “modo gráfico” — antes de começar a instalação de qualquer distro.

GParted:

KDE Partition Manager:

Dá para perceber o rolo que eu fiz, para instalar 12 distros em 2 SSDs.

$ lsblk -o name,mountpoint,label,fstype,size,fsavail,fsused,FSUSE%
NAME    MOUNTPOINT                  LABEL     FSTYPE   SIZE FSAVAIL FSUSED FSUSE%
sda                                                  447.1G                
├─sda1  /boot/efi                   EFI       vfat       2G      2G  33.2M     2%
├─sda2  /run/media/flavio/Linux1    Linux1    btrfs     50G   17.5G  30.5G    61%
├─sda3  /                           Linux2    ext4      30G      8G  19.8G    68%
├─sda4  /run/media/flavio/Linux3    Linux3    ext4      30G   14.5G  13.4G    46%
├─sda5  /run/media/flavio/Linux4    Linux4    ext4      30G    9.7G  18.2G    62%
├─sda6  /run/media/flavio/Linux5    Linux5    ext4      30G   13.6G  14.2G    48%
├─sda7  /run/media/flavio/Linux6    Linux6    ext4      30G   18.4G   9.5G    32%