Como anda o Desenvolvimento do Web Engine Servo?

Servo é uma Web Engine baseada em Rust, criada pela Mozilla Foundation, para experimentar novas tecnologias. Muitas novidades advindas do Servo foram adicionadas ao Gecko, entretanto, em 2020, em corte de custos, o projeto foi abandonado pela empresa, sendo adotado pela Linux Foundation. Entretanto, apenas no início deste ano, o trabalho foi retomado na engine cuja denominação baseia-se no nome dum robô, personagem da série Mistery Science Theater 3000.

Ainda sem um navegador para chamar de seu, o Servo mantém seu propósito de ser um laboratório para desenvolvedores testarem novos recursos. Ele contribui com o desenvolvimento dos padrões web W3C e WHATWG, reportando erros de especificações e submetendo testes automatizados, além de participar na adição de recursos em outros navegadores. Dentre seus diferenciais, estão a modularidade e a boa gestão de memória proporcionada pela linguagem Rust.

Atualmente, os desenvolvedores trabalham no suporte à WebGPU, tecnologia que vem se tornado tendência entre os navegadores, por permitir aplicações web mais elaboradas, com o uso do processamento da GPU do usuário. Apesar de ainda em estágio experimental, o suporte à WebGPU do Servo já superou mais de 5000 testes no Conformance Test Suite.

Outra novidade implementada neste ano é o retorno do suporte ao parâmetro “float” em elementos CSS, antes suportado apenas pelo Servo Legacy, apresentando diversos bugs.

Ainda há uma nova página de relatórios de erros para ajudar a debugar, com mais informações sobre problemas apresentados.

Apesar de não estar presente em nenhum navegador comercial, o Servo possui uma interface para testes, bastante simples, mas agora que ela recebeu uma barra de endereços, ficou mais viável para utilizar.

Algumas outras novidades implementadas ao Web Engine:

  • Ele agora utiliza o rustls em vez do OpenSSL;
  • Redebeu suporte a ARM32 em adição ao já presente ARM64;
  • A propriedade ‘white-space: nowrap” tornou a ser suportada.
1 curtida