Como anda o desempenho do driver da Nvidia no Wayland atualmente?

Olá, pessoal!

Há algum tempo, vi notícias sobre o desenvolvimento de melhorias na compatibilidade dos drivers Nvidia com o Wayland. No entanto, já faz um tempo que não acompanho atualizações sobre o assunto. Por isso, gostaria de saber:

• Alguém aqui tem testado esses drivers no Wayland e poderia compartilhar sua experiência conosco?
  • Alguém sabe se o driver de código aberto prometido já foi lançado?

Pelo que vejo nos fóruns, consideráveis problemas continuam existindo, especialmente com placas Nvidia.

Tem uns bugzinhos aqui e ali, mas funciona muito bem no driver 550 em diante e tem o driver open source.
Alguns tem alguns problemas com o open source e outros com o proprietário e acabam voltando p/ o Xorg e deixam o Wayland de lado.

nos meus testes, com o meu pc, o desempenho é 99% igual ao windows, salvo um ou outro jogo q roda melhor ou pior

Qual distribuição você usa?

Cara, estou usando o Wayland no meu Opensuse Tumbleweed a algumas semanas, tenho uma RTX 2080 e Driver Proprietário Nvidia 550.107.
O Wayland está funcionando perfeitamente. Não tive nenhum problema nem bug perceptível.
O único bug que ainda tive foi ao usar o Brave-Browser com Aceleração Gráfica por Hardware ativada, nesse caso o navegador fica travando muito e ao maximizar e minimizar janelas não renderiza corretamente.
Resolvi esse problema simplesmente desativando a função de Aceleração Gráfica. Com isso não tive mais nenhum problema com o Wayland.
Com o Firefox funciona 100% também, mesmo com a Aceleração Gráfica Ativada.

2 curtidas

Bom saber. Obrigado pela resposta!

1 curtida

Esqueci de 1 detalhe. Para que o Wayland funcione sem nenhum problema, você vai ter que incluir o driver Nouveau como BlackList. Usei o ChatGPT para me ajudar e funcionou muito bem. Somente apos isso a Wayland passou a funcionar perfeitamente.

2 curtidas

Esse “Nouveau” é aquele driver feito com engenharia reversa, né?

Achei que a Nvidia já teriam lançado aquele em código aberto que eles estavam desenvolvendo.

Qual é a versão estável do driver proprietário atualmente?

Vc já testou se tem esse bug no navegador Vivaldi?

Vejas o tópico:
https://plus.diolinux.com.br/t/nvidia-560-nao-funciona-no-ubuntu-24-10-com-wayland-e-com-problemas-no-xorg/67767/5

Aqui ta suave

1 curtida

Não. Somente no Brave. Mas resolvi esse bug no Brave alterando uma flags chamada “Preferred Ozone platform” para Wayland. Agora tudo está rodando perfeito com a aceleração de hardware ativada.