Achei interessante a ideia de um notebook que não esquenta na sua perna e com mais de 10h de uso. Mas o quanto, no momento atual, estamos perdendo caso comprassemos um notebook com arm para rodar Linux? Vi alguns na faixa de menos de 2000 reais. Da pra editar video? Da pra programar? (De forma convincente e não igual jogo que tá a 10 fps e o youtuber diz que ta lisinho)
Eu não tenho plena confiança.
Sou muito refém do meu fluxo de trabalho e refleti bastante antes de comprar um notebook novo. Meu grande interesse era um MacBook M1, mas a indisponibilidade das funcionalidades na minha distribuição foi um grande detrimento.
O suporte a ARM, além do M1 e especialmente em notebooks (onde até sistemas x86 têm problemas de compatibilidade com Linux), tem se mostrado minimamente problemático, seja por emulação, seja por desenvolvimento nativo.
E vendo a luta, até da Microsoft, em ir atrás dos desenvolvedores para criarem opções nativas para o Windows em ARM, quando que essas opções nativas estariam, de fato, utilizáveis nas distribuições Linux?
Na minha opinião, a resposta é que nem tão cedo: o mercado para oferecer um uso estável de ARM em Linux (como usuário de desktop e excluindo servidores, pelo menos) ainda precisa amadurecer bastante e, até lá, fico com os sistemas x86.
Olá!
De forma simples e direta respondendo o título do tópico ARM no LInux é totalmente viável e suportado. Para isso temos bilhões de smartphones comprovando.
Porém, vamos ao detalhe que é uso do sistema como desktop (mesmo que em notebook). Ai sim temos total suporte a processadores de arquitetura RISC e instruções ARM, mas que possui o famigerado problema de suporte devido às licenças de driver/blobs proprietários.
Resumindo, enquanto os fabricantes e distribuidores não lançarem um notebook de fato homologado na parte comercial de licenças e por consequência contendo os drivers e firmwares para amplo acesso e integração ao Kernel via módulos, compilação extra e etc de forma a ser entregue diretamente no produto não teremos um verdadeiro notebook ARM capaz como é um macbook, por exemplo.
A grande ironia é que em termos de aplicações arm64 para Linux se tem mais suporte nativo do que o aplicações nativas arm64 para WIndows. Mas a MS vem pagando o lobby e certificando os lançamentos de notebook e tablets/surface para ter a plataforma completa alternativa ao macbook.
No entanto é como o colega falou, temos que esperar porque nem mesmo com Windows se tem um notebook totalmente viável em arm64. O último lançamento com o Qualcomm fez barulho, mas não atingiu a maturidade.
Notebook ARM Linux existe? Sim e mesmo esses com os Snapdragon X topzera funcionam em força bruta porque não tem aceleração por hardware adequada por falta dos drivers proprietários. E o suporte open source não consegue ainda extrair o potencial das GPUs e NPUs desses SoCs.
Bem, quanto ao suporte aos softwares, não existe plataforma mais vasta que Linux, tanto dentro dos próprios pacotes de uma distro quanto no Flathub.
Agora, dependendo do hardware, pode ser complicado e frustrante tentar instalar alguma distribuição, mas, depois de instalado, e só usar normalmente, e o único revés que fica são realmente os jogos.
Porém, caso queira jogar ou até precise de um software muito específico de x86, existe o projeto box64.
O certo mesmo então é esperar mais. A coisa que mais me chamou atenção foi o tempo de bateria. Mas não to afim de ser cobaia de empresa para eles testarem comigo.
É o que penso também. Por enquanto é aguardar. Mas sabemos que o ARM é o futuro dos notebooks. No dia que os softwares nativos e drivers funcionarem bem nele vai ser a melhor opção para portabilidade mantendo desempenho.
No momento continuo no x86 aqui que tá suprindo minha necessidade muito bem.
Por enquanto o meu setup de duração de bateria virou o tablet. Tenho um a9+, pra planilha e acessar ssh é mais do que o suficiente. Mas não da pra programar direito nessa jossa. Na verdade até dá, consigo compilar C, C++, Java, etc… Mas não tem uma IDE descente e eu não me odeio o suficiente para instalar o neovim no termux.
No tablet pra quem vai utilizar só html, css e js dá pra brincar gostoso nuns editor que tem na play store.