Como alterar o ícone de uma unidade de armazenamento externo

Bom dia, eu gostaria de saber como que eu posso alterar o ícone de um pendrive ou em de um HD externo e como fazer que o ícone apareça em demais computadores com a mesma distro ou derivados. Resumidamente, eu gostaria de saber se existe algo que funcionasse de forma similar ao arquivo autorun.inf do windows.

Bem-vindo ao fórum!
Acho que encontrei uma solução no fórum do Linux Mint:
System-Independent Customized Drive Icons... - Linux Mint Forums
Basicamente, você tem que criar um arquivo autorun.inf, igual no windows, mas o código é diferente:

[autorun]
icon=icone.png

Lembrando que o arquivo do ícone também tem que estar na sua unidade de armazenamento.

1 curtida

Consegui fazer, usando essa dica!

Na primeira tela que abre o HD coloca-se o autorun.inf e a imagem.png

O conteúdo do autorun.inf tem que ser exatamente como você postou:

[autorun]
icon=Nome-Do-Ícone.png

Quando salva o autorun.inf ele fica como arquivo desconhecido, então se precisar editar, clica como botão direito e escolhe abrir com editor de texto.

Agora é preciso ocultar os arquivos, senão vão ficar aparecendo.
Se colocar um ponto na frente do autorun.inf para que ele fique oculto, o esquema não vai funcioanar, então usamos outra forma para ocultar pastas e arquivos indesejados, da seguinte forma:

No Nautilus escolha “Mostrar arquivos ocultos”

Cria-se um arquivo texto com um ponto na frente para ficar oculto com o nome de: .hidden
Preste atenção no ponto na frente da palavra hidden

Dentro desse arquivo .hidden coloca-se os nomes dos arquivos que se quer ocultar e salva.

autorun.inf
Nome-Do-Ícone.png

Desmarque a opção do Nautilus: “Mostrar arquivos ocultos”.

Pronto, agora basta encerrar a sessão e fazer login novamente.

Obrigado pela ajuda e o bônus sobre como esconder os arquivos.
Uma coisa que eu percebi é que no Linux utiliza um arquivo .png, enquanto no Windows é utilizado um .ico, gostaria de saber se é possível o dispositivo ter seu ícone personalizado independente da plataforma.

O Linux usa os dois, tanto .png quanto .ico.

Esse esquema de ícone feito no Linux serve também no Windows, a única coisa é que no Windows tem que ocultar os arquivos usados no esquema: autorun.inf, .hidden, imagem.ico ou .png.

1 curtida

Ótima ideia, eu não sabia que era possível esconder arquivos dessa forma.

É bem legal, fica organizado, tudo que se quer ocultar basta colocar no arquivo .hidden, geralmente eu coloco as pastas da home que eu não uso como Público, Músicas…
No HD externo quando se usa Linux e Windows, este último cria as pastas $RECYCLE.BIN,
System Volume Information, que ficam visíveis no Linux, então eu uso um arquivo .hidden para ocultá-las também, pois se eu apagá-las elas serão recriadas de novo.

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.