Como alterar as configurações de rede no ZorinOS (de 100mbps para 1gbps)

Ola… uso o ZorinOS 17.1 (Core) e o mesmo não tem uma forma gráfica de alterar a velocidade de link nas configurações de rede, que está fixada em 100mbps.

Tentei encontrar uma forma via terminal e até tentei editar o arquivo “speed” em: /sys/class/net/enp2s0 … claro que as permissões de root não deixaram, mas nem chmod deu jeito. Bem não sou usuário avançado. Tenho certeza que a placa de rede “aceita” 1gbps, mas como habilitar?

Achei um topico em outro forum, recomendando instalar o pacote r8168 pelo synaptic, mas parece que não fez nada além de gastar um pouco mais de espaço em disco.

Dados gerais do PC:

Se ficou confuso ou faltou algo, é só falar/escrever…

Olá @luizg, tudo bem contigo?

Só para confirmar: antes de migrar para Linux você conseguia que essa placa de rede negociasse nessa velocidade em sua rede?

Essa informação é importante porque as distros Linux (ou o kernel se preferir) detectam o meio físico onde a placa está conectada para definir em qual velocidade o link será estabelecido.

Para conseguir que o link fique em 1000 Mb/s de forma estável, além dos drivers corretos, você também precisa que o cabo de rede usado suporte essa taxa de transmissão (CAT 5e ou CAT 6) e que o seu roteador/switch/hub também seja compatível.

:vulcan_salute:

7 curtidas

Pelo seu print sua placa de rede é Gigabit, em tese não precisaria instalar nenhum driver adicional.
No meu notebook do trabalho (Ubuntu 22.04) a rede é reconhecida como Gigabit e esta conectado via cabo de rede direto no roteador.
Como o @eddiecsilva falou você precisa se certificar se o seu roteador/switch/hub é Gigabit e também se seu cabo de rede suporta essa taxa.
Aqui em casa ocorreu uma vez da rede ficar a 100, mas isso aconteceu porque eu comprei um roteador e não me atentei ao limite dele. Fui na loja troquei o roteador por um com suporte a Gigabit e não tive mais problemas.

2 curtidas

Aqui em casa o problema foi o cabo, PC gigabit, roteador gigabit mas comprei um cabo cat5, quando notei o erro peguei um cat5e e ficou em 1000mbps

2 curtidas

Ve se tem esse app da foto: advanced Networking Settings. Lá dá pra mudar:

1 curtida

Opa, bom dia. tudo bem aqui, espero que por ai também.

Se minha memória não falhou de novo, sim, conseguia mais de 100mbps. Mas foi ha alguns meses atrás, talvez mais de um ano. Tinha dual boot com windows, mas houve problemas tecnicos de sistema e de hardware aqui no pc, me fazendo usar somente o linux, e ZorinOS por melhor adaptação.

Somente um dos dois cabos tem informação gravada, e é CAT 5e. O outro foi fornecido pelo técnico do provedor de internet, assim como roteador e o aparelho de fibra optica. Infelizmente não tenho outro cabo de rede pra teste.

Obrigado pela resposta

1 curtida

Opa… esse não deve ser o problema, pois já usei windows e outras distros, e não lembro desse problema ter ocorrido.

1 curtida

Opa… e tem mesmo… macacos me mordam… e eu procurei algum app extra que faria isso. Bem, acredito que preciso reiniciar o pc para funcionar a alteração. Então depois retorno aqui… Valeu.

image

Edit:
Não resolveu :frowning:
image

Captura de tela de 2024-07-05 11-12-03

Provavelmente é algo fora do sistema, certo? Talvez aquele cabo de rede sem identificações.

1 curtida

Já mediu a velocidade da net com speedtest, etcpra ver se está mesmo nesse valor?

1 curtida

Opa. :wave:

Algumas possibilidades para que possamos eliminar algumas possíveis causas da limitação de taxa de transferência limite de 100 mb/s, como já mencionado…

… ainda não foram satisfatoriamente respondidas.

(Como você não tem certeza se em outra ocasião o limite da atual taxa de transferência foi ultrapassada, vou desconsiderar a informação do “se minha memória não falhou…”).

O outro [cabo de rede] foi fornecido pelo técnico do provedor de internet, assim como roteador e o aparelho de fibra optica.

1- Que cabo é esse que foi fornecido? Esse cabo possui quantos pares de fios? 2 pares (quatro fios) ou 4 pares (oito fios)?

Exemplo de quando tem 4 pares (oito fios):

cabo_crossover

(Nesse exemplo, vale destacar, a crimpagem - se forem duas pontas do mesmo cabo - está em crossover)

2- Que roteador é esse que foi fornecido?

3- Que aparelho de fibra ótica é esse que foi fornecido?

Sobre a 2 e a 3: Possivelmente tem alguma marca e modelo impressas no corpo (gabinete? carcaça?) do aparelho… Verifique também a etiqueta que geralmente fica na parte de baixo… A etiqueta geralmente traz essas informações.
Antes de postar aqui, procure na internet a marca e o modelo seguindo as informações obtidas para ver se visualmente correspondem ao aparelho que você tem aí.
Ou você pode verificar simplesmente quantos ferrinhos tem em cada porta RJ45. Se forem quatro, então com certeza é fast (com limite de taxa de transferência de 100 mbps). Se forem oito, então possivelmente é gigabit (com limite de taxa de transferência de 1.000 mbps).
Possivelmente… Não “com certeza”… Sei lá, nunca se sabe. xD

Exemplo de quando tem oito ferrinhos (quando possivelmente é gigabit, mas não “com certeza”):

Porta_rj45_gigabit

A infraestrutura da sua rede é essa…

Cabo de fibra vem do poste da rua para o aparelho de fibra ótica;
Cabo de rede sai do aparelho de fibra ótica para o roteador;
Outro cabo de rede sai do roteador para o seu PC.

… Ou tem mais algum equipamento que ainda não foi mencionado?

1 curtida

Tive um problema parecido a um tempo atrás com conexão a cabo. Consegui resolver com ethtool que é um programa de linha de comando.

Primeiro eu vi qual era o nome do “device” da minha rede com:

nmlici device

Com o nome do device eu usei o ethtool:

ethtool enp2s0

E realmente estava:
Speed: 100Mb/s

Na época eu li o manual do ethtool, fiz algumas pesquisas e achei o comando:

sudo ethtool -s enp2s0 speed 1000 duplex full autoneg on

Para mim resolveu. Porém como é um comando com sudo é bom pesquisar um pouco, dar uma lida no manual para ver como o comando funciona.
Obs: Não lembro se executei com sudo ou loguei como root para usar ethtool -s.

2 curtidas

Opa bom dia… sim, chequei com esse site/teste. Não passa dos 100mbps.
Mas confesso que quase esqueci :sweat_smile:

Opa bom dia

4 pares nas duas pontas.

Intelbras ACtion RG 1200 … não deveria ser o problema também.

model “sgn8601gr1b” … não deve ser o problema conforme o site de especificação.

Mais nada, não. É essa “infra” mesmo.

Valeu por lembrar de verificar os aparelhos :sweat_smile:

1 curtida

Opa bom dia… não funcionou.
Inclusive, já havia testado o mesmo comando, por ter visto enquanto pesquisava por uma solução. Testei novamente e no máximo reinicia a conexão, mas fica tudo igual. Até ignorando a configuração feita no app de “Configuração Avançada de Rede”

Captura de tela de 2024-07-05 11-12-03

Mas valeu pela tentativa

1 curtida

Uhn… então eliminamos a possibilidade da limitação ser causada por algum equipamento usado na infraestrutura: aparelho de fibra ótica, roteador e PC.

Temos ainda a suspeita sobre o cabo… Mas vou assumir (no sentido de “ter como verdade”) que é uma crimpagem bem feita (que os oito pinos dos conectores “mordem” todos os oito fios em cada ponta, e foi seguido UM dos padrões recomendados do cabeamento estruturado: t568a OU t568b, nas duas pontas).

padrões_de_cabeamento_estruturado

No entanto, você pode dar uma olhada aí… Pra termos certeza. =)
Você poderia também ver se as portas RJ-45 dos equipamentos estão visualmente em boas condições, isso é, sem sinais de oxidação.

As outras sugestões mencionadas nas postagens desse tópico também não levaram a uma solução… x__x’

Então pode ser alguma configuração feita por você no Zorin?
Fez um teste de velocidade com o Zorin ou outra distro em modo live pendrive?

Uhn… Não sei :confused:
Vou apostar no cabo mesmo.
Quer dizer: quão antigo o cabo tem que ser para que as letrinhas tenham se apagado? Ou de que má qualidade ele é para que não tenham se dado o trabalho de escrever?
Esse cabo está rígido/ressecado? Ou você consegue manuseá-lo com facilidade?

2 curtidas

Bom dia… tudo certo?

Parece certo, no tipo t568b.

As conexões estão “bonitas” e limpas. E os cabos não são tão antigos também. Agora, por que o “técnico” forneceu um cabo sem identificações? Vai ficar no mistério.

Porém hoje o problema não existe mais?

Captura de tela de 2024-07-07 09-17-37
Captura de tela de 2024-07-07 09-08-52

Imagino que pode ter sido a linha de comando de terminal sugerida pelo Sobdex?

sudo ethtool -s enp2s0 speed 1000 duplex full autoneg on

É vergonhoso, mas não lembro se reiniciei o pc depois de usar o comando.
Lembro de omitir a parte do “autoneg on”, pensei não ser necessário :sweat_smile:, já que havia configurado na interface avançada.

Bem maravilha não é? Obrigado a todos!!

Ufa! Não preciso trocar de distro! :sweat_smile:

Licença para uma autopromoção… Estou trabalhando com modelagem 3d de miniaturas/estatuas para impressão 3d. É o que consigo e escolhi fazer devido uns problemas de saúde. Se interessar e não for incomodar, deixo os links:

instagram: luga.3d

Muito Obrigado pela recepção e ajuda!

2 curtidas