Opa. 
Algumas possibilidades para que possamos eliminar algumas possíveis causas da limitação de taxa de transferência limite de 100 mb/s, como já mencionado…
… ainda não foram satisfatoriamente respondidas.
(Como você não tem certeza se em outra ocasião o limite da atual taxa de transferência foi ultrapassada, vou desconsiderar a informação do “se minha memória não falhou…”).
O outro [cabo de rede] foi fornecido pelo técnico do provedor de internet, assim como roteador e o aparelho de fibra optica.
1- Que cabo é esse que foi fornecido? Esse cabo possui quantos pares de fios? 2 pares (quatro fios) ou 4 pares (oito fios)?
Exemplo de quando tem 4 pares (oito fios):

(Nesse exemplo, vale destacar, a crimpagem - se forem duas pontas do mesmo cabo - está em crossover)
2- Que roteador é esse que foi fornecido?
3- Que aparelho de fibra ótica é esse que foi fornecido?
Sobre a 2 e a 3: Possivelmente tem alguma marca e modelo impressas no corpo (gabinete? carcaça?) do aparelho… Verifique também a etiqueta que geralmente fica na parte de baixo… A etiqueta geralmente traz essas informações.
Antes de postar aqui, procure na internet a marca e o modelo seguindo as informações obtidas para ver se visualmente correspondem ao aparelho que você tem aí.
Ou você pode verificar simplesmente quantos ferrinhos tem em cada porta RJ45. Se forem quatro, então com certeza é fast (com limite de taxa de transferência de 100 mbps). Se forem oito, então possivelmente é gigabit (com limite de taxa de transferência de 1.000 mbps).
Possivelmente… Não “com certeza”… Sei lá, nunca se sabe. xD
Exemplo de quando tem oito ferrinhos (quando possivelmente é gigabit, mas não “com certeza”):

A infraestrutura da sua rede é essa…
Cabo de fibra vem do poste da rua para o aparelho de fibra ótica;
Cabo de rede sai do aparelho de fibra ótica para o roteador;
Outro cabo de rede sai do roteador para o seu PC.
… Ou tem mais algum equipamento que ainda não foi mencionado?