Quando tenho mais de duas janelas abertas de um mesmo programa ao clicar é realizada uma animação e exibindo em tela cheias as janelas para selecionar.
É possível alterar para exibir de forma padrão como nos outros sistemas?
Versão: Plasma 5.27.6
Quando tenho mais de duas janelas abertas de um mesmo programa ao clicar é realizada uma animação e exibindo em tela cheias as janelas para selecionar.
É possível alterar para exibir de forma padrão como nos outros sistemas?
Versão: Plasma 5.27.6
Eu uso o gerenciador de tarefas com apenas icones na minha barra/painel.
Quando tenho duas janelas iguais abertas e deixo o mouse repousar sobre o ícone surge uma pequena tela com uma miniatura da tarefa/programa em questão. Para que isso não ocorra vc tem que dar um clique direito sobre um icone na sua barra, e no menu seguinte ir em mais>gerenciado de tarefas com apenas icones. Vai abrir a janela de configurações e em aparencia vc desmarca a primeira opção.
Caso não seja isso que vc queria, manda um print de exemplo pra gente.
Qual seria o “padrão nos outros sistemas”?
Windows? Mac? Xfce? Gnome? MATE? Cinnamon?
Uso o “Icons-only Taskbar”, citado pelo @Tallescg – mas os exemplos que vou mostrar também se aplicam à “Taskbar normal” do KDE. – As configurações são as mesmas, ou quase.
As alternativas de Taskbar (gerenciador de tarefas) são encontradas assim:
Clique com o botão direito do Mouse em uma “Tarefa” >> Mais >> Mostrar alternativas:
As alternativas:
Clique com o botão direito do Mouse em alguma das “Tarefas” >> Mais >> Configurar Gerenciador de Tarefas:
Em “Comportamento” (Behavior) >> Agrupamento >> Não agrupar. – Desse modo, eu economizo 1 passo – pois acho “muita burocracia”, clicar no ícone de um Aplicativo, e depois ter de escolher qual das janelas quero Restaurar.
Mas se você quiser, também pode manter o “Agrupamento” – e escolher qual Ação você deseja, ao clicar no ícone de um Aplicativo com várias janelas agrupadas:
Se você prefere “não agrupar”, tem a opção de “Exibir dica” – que mostra uma janelinha (preview) ao passar o ponteiro do Mouse sobre cada ícone:
Eu não gosto dessa opção, porque as janelinhas de Preview são enormes… mas não permitem adivinhar qual janela daquele Aplicativo contém qual documento:
Acho muito mais fácil, ter vários ícones de um Aplicativo – digamos, o Gimp – e acho muito mais rápido clicar em cada um deles para ver qual que é:
E para não me perder, uso a opção de Classificar (Sort) “manualmente”. – Basta eu arrastar cada ícone, para colocá-los na ordem que eu quiser – e desse modo, sei onde está cada documento, entre as várias janelas:
Se você achar mais simples usar o Teclado, vá na seção Atalhos, filtre “Janelas” e crie atalhos para várias Ações possíveis:
Aqui estão algumas Ações possíveis: – Desktop Grid, Overview, Present Windows etc. – Eu prefiro desativar tudo isso, pois não uso essas Ações espalhafatosas.
Enfim, em “Screen Edges” (Bordas e Cantos da Tela), eu costumo desativar o canto do alto à esquerda:
Caso você queira ativá-lo, poderá escolher entre várias Ações oferecidas – inclusive “Mostrar janelas”, com 3 opções:
Como você pode ver, existem inúmeras possibilidades. – Eu costumo desabilitar a maior parte dessas coisas. – Prefiro ter apenas os recursos mais simples, com apenas 1 opção para cada Ação.
Já eu gosto das miniaturas e do agrupamento. Gosto de criar webapps do Chrome também (e crio atalhos na barra de tarefas pros webapps - aliás tenho dificuldades de manter ícones criados pelos webapps na sessão wayland, eles ficam associados ao Google Chrome apenas, seria por conta do agrupamento? - não sei se me fiz entender). De qualquer forma, sempre aproveito suas contribuições pra aprender a explorar o KDE Plasma um pouco mais.
Tentei seguir o tutorial, mas não obtive exito.
Segue print de como é mostrado atualmente em meu sistema com kde Plasma 5.27.6
Bom dia Henrique
Eu não mandei nenhum tutorial.
Só uma amostra das opções.
E não sei o que você fez ou tentou fazer.
Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.