Então eu tentei seguir esse tutorial do Edivaldo Brito, a pasta baixou e tudo mais, mas quando eu tento rodar o resto volta isso pra mim:
Instale o conector:
sudo apt-get install chrome-gnome-shell
Depois baixe pelo site:
https://extensions.gnome.org/extension/307/dash-to-dock/
PS:Talvez seja necessário instalar uma extensão para integração com o navegador, porém se houver necessidade, basta clicar para instalar.
A dash to dock está no repositório, sempre se atente para a data dos tutoriais e se o autor realmente testou o funcionamento, isso pode fazer diferença. Para instalar simplesmente rode no terminal:
sudo apt install gnome-shell-extension-dashtodock
Eu usei esse comando, mas e agora? Como faço pra doca aparecer?
Nossa, foi mal, falta de atenção minha, no site tinha um botão pra ativar ou desativar ela, obrigado.
Além do site você pode usar o gnome tweaks (encontrado na loja) para gerenciar as extensões.
desculpem pela tela de cima, estava usando duas telas quando tirei o print hehe
Instale o pacote gnome-shell-extension-prefs: sudo apt install gnome-shell-extension-prefs. No seu menu de aplicações irá aparecer um aplicativo chamado extensões. Veja se o dash to dock aparece, se aparecer desabilite a ubuntu dock e o ative, se não aparecer desative a ubuntu dock mesmo assim. Depois siga os passos que o @Pio indicou.
Obrigado pela resposta! Instalei o Ubuntu hoje, então sou novo na distro hehe
Reparei que o dash-to-dock está aparecendo no modo multitarefas, mas não na área de trabalho (conforme a imagem abaixo). Como pode ver, também pelas imagens, desabilitei a doc no tweaks e habilitei a extenção no app extenções conforme me indicou. Fiz certo?
Quanto aos passos indicados pelo @Pio, o site exibe a seguinte mensagem " Apesar da extensão de integração do GNOME Shell estar em execução, o conector nativo de máquina não foi detectado. Veja a documentação para instruções sobre instalação do conector." mesmo eu já tendo usado o comando $ sudo apt-get install chrome-gnome-shell, conforme eles indicam
Na verdade não é a dash-to-dock que aparece, é só a dash. Essa á experiência padão do Gnome, sem nenhuma extensão já que a ubuntu dock foi desabilitada, é o Gnome “puro” sem modificações.
Muito estranho, com o pacote chrome-gnome-shell e extensão de navegador era pra funcionar. Já tentou reiniciar a máquina ?
Na realidade já hehe de fato a extenção não funciona mesmo instalando o complemento necessário
Muito estranho cara, era pra funcionar. Tem como mandar print do erro ?
Vc ta usando o qual navergador pra fazer isso? Se estiver usando o Chomium Snap pode não funcionar. Tente com o Firefox.
Mano, estava nesse video Linux com tema macOS 😮 - Ubuntu (GNOME) McMojave - YouTube do @Dio e travei na Dash to dock
já fiz as instalações sudo apt install gnome-shell-extension-dashtodock e sudo apt install gnome-shell-extension-prefs e ainda assim não funciona.
[HELP]
tive que formatar minha máquinas e estou tentando customizar meus “ubuntus”, e creio que há um bug, ou no repositório do Gnome não tem nada… talvez tenham descontinuado, ou é algo relacionado ao gnome by ubuntu… vai saber…
em pesquisa github encontrei esse link, mas os repositórios não estão rolando… estou me enrrolando em fazer rodar o repositório…
Pelo que li, estão tentando corrigir esse bug para o ubunti 21.04… mas se alguém tiver uma luz fico feliz… abraços…
Gabriel, conseguiu resolver teu bug??