Como adicionar uma equação com seu respectivo número no Microsoft Office?

Processadores de texto como LibreOffice Writer e Microsoft Office Word têm editores de fórmulas, para adicionar uma fórmula neles basta:

LibreOffice Writer: InserirObjetoFórmula
Microsoft Office Word: Aba InserirEquação

Entretanto o LibreOffice Writer tem uma função muito interessante, especialmente para quem escreve artigos ou qualquer trabalho acadêmico que precisa sempre de referenciamento. Se você escreve fn numa linha e, com o cursor nesta “palavra”, você tecla F3, um modelo de fórmula aparece com o seguinte formato:

Isso é inacreditavelmente conveniente. Tentei achar tutoriais de como fazer isso no Micrososft Office e não achei. Alguém sabe como chego a esse resultado no Microsoft Office?

2 curtidas

N entendi muito bem o q quis dizer com isso, mas aqui ao digitar fn e fazer o que disse não apareceu “E=mc²”. Infelizmente, não uso Microsoft Office então não posso ajudá-lo.

@willianlycan, quando eu falei cursor, não me refiro ao cursor do mouse, mas aquele “marcador” | que indica que é ali onde aparecerá seu texto quando você digitar, desculpe-me se não fui claro quanto a isso. Esse F3, chama uma função de autotexto do LibreOffice, dê uma lida sobre isso aqui. Embora eu já usasse essa função do autotexto para numeração de fórmula há muitos anos, só fui descobrir esse nome “autotexto”, e que tinha mais coisa que pode ser feita com autotexto, só agora que fui lhe responder.

Aqui um exemplo de “cursor” (que eu vinha falando aqui) após a letra “e”:

Cara, não tem mistério, só não dará certo por 3 motivos:

  1. Você não está com o cursor colado na palavra fn, o cursor pode ficar em 3 posições: fn|, f|n ou |fn. Outra coisa, tem que só ser “fn”, porque se você escreve “aaafn”, não dará certo.

  2. Não foi no LibreOffice Writer que você fez o teste… :crazy_face:

  3. Seu LibreOffice está com uma modificação sinistra. De forma que eu sugiro a você desinstalá-lo e instalar a versão que está no site. Não por questão de ter esse recurso, mas por segurança mesmo…

1 curtida

Ao aprender sobre esse negócio de “autotexto”, mais precisamente ao conhecer esse termo (até porque eu já usava essa função), descobri como fazer esse processo no Microsoft Office:

  1. Se for para deixar igualzinho a como é no LibreOffice, então faça antes uma tabela com 1 linha, 2 colunas e bordas invisíveis. Na segunda coluna insira dois parênteses ()
  2. Insira sua Equação (na primeira coluna se você fez a tabela).
  3. (se você fez a tabela, insira isso entre os parênteses da segunda coluna). Vá na aba Inserir, então Partes Rápidas, depois Campo, na janela que abrir selecione a categoria Numeração, escolha Seq e, por fim, em “Códigos de campo:”, deixe escrito SEQ eq (você tem que escrever algo depois de “SEQ”, mas o nome “eq” é opcional, você pode escolher outro nome de sua preferência)
3 curtidas

Tenho certeza que foi rs

Mas foi justamente o que fiz antes, tive que baixá-lo e instalá-lo

Quando eu falei da reinstalação foi só zoeira, assim como o segundo item. Mas era para você ter conseguido. Você já conseguiu? Não tem mistério para fazer isso.