Como Adicionar Ícone "Show Desktop" nas alternâncias do Alt-Tab?

E aí, pessoal, beleza? Espero que vocês estejam bem.

Bom, eu estive utilizando no meu notebook antigo o Ubuntu 16.04 LTS por bastante tempo, porém, o notebook foi ficando cada vez mais lento (questão de hardware mesmo) e eu comprei um notebook mais recente e instalei nele o Ubuntu 20.04 LTS.

Pois bem, o sistema é muito bom, gosto bastante, mas uma coisa que me incomoda e de certa forma atrapalha o meu workflow é a falta do ícone “Show Desktop” quando eu uso o Alt-Tab, que existia no 16.04.

Eu ativava o ícone na dock na antiga gnome-settings e dessa forma quando eu apertava Alt-Tab o ícone era fixo lá, como se fosse um programa.

A ideia é mais ou menos essa:

Existe alguma forma de fazer isso no Ubuntu 20.04 LTS?

Tenho algum conhecimento sobre linux, e familiaridade com terminal, então creio que não devo ter dificuldades se uma possível solução envolver muitos comandos no terminal. Obrigado!

(E mil perdões se esse tópico já existe em algum lugar, eu realmente procurei e não encontrei.)

O 16.04 era Unity, certo? O Gnome, usado pelo 20.04, não tem a ideia de usar a área de trabalho dessa maneira (tanto que para ativá-la e poder colocar ícones nela é preciso uma extensão). Eu não me lembro de ter visto algo que sirva para minizar todas as janelas ao mesmo tempo, mas procura algo sobre configurar os cantos ativos (como o esquerdo superior, que mostra as atividades - Dash).
Agora, se vc gosta do Unity e está acostumado com ele, dá uma olhada na versão Unity Remix, tem vários tópicos sobre ele aqui no Fórum, ia juntar o que vc precisa (um sistema atualizado) com o que vc gosta (o modo de uso do Unity). Acho que vale o teste!

2 curtidas

Bom… que eu saiba não tem como.

Você pode usar uma extensão para hot cornes e definir um canto da tela para mostra a área de trabalho

1 curtida

Caraca, legal, não conhecia essa Unity Remix, vou experimentar pra ver se rola.
Valeu pela sugestão!

Ah, será que fecho o tópico ou deixo aberto pro caso de alguém aparecer com uma solução?

1 curtida

Ainda não marca a solução, vai que… mas primeiro experimenta isso dos cantos ativos, pode ser que essa seja a saída, aí marca o post que vc achar adequado como solução pro caso

A ISO do Unity Remix vc acha aqui:

https://ubuntuunity.org/

(Particularmente eu acho uma pena interfaces como a Unity, a Cinnamon e a Pantheon serem tão enjoadas de serem portadas para outras bases de sistemas - é off-topic, eu sei, mas acabei de saber que a versão Cinnamon do Manjaro acabou de perder suporte. Chato isso)

EDIT: O Manjaro Cinnamon funciona - está como distro da comunidade; idem Deepin

2 curtidas

Verdade, não lembrava dos hot corners. Não sei se vai funcionar da mesma forma, mas é menos drástico do que mudar de distro. Vou testar por um tempo pra ver se eu me acostumo. Valeu pela dica!

1 curtida

Não lembro em qual distro, mas tem um atalho SUPER+D que minimiza todas as janelas, como no Windows. Não uso Ubuntu, não sei se tem no Ubuntu.
Se não tiver, pode acrescentá-lo nas configurações do teclado.

2 curtidas

Esse atalho existe sim, tenho utilizado ele pra substituir. É que usando o Alt-Tab era mais prático do que usar dois atalhos diferentes. Mas o atalho existe.

1 curtida