Senhores, sou usuário iniciante Linux. Estou usando a última versão do Linux Mint.
Não sei o que aconteceu, mas uma pasta do meu HD externo desapareceu e tento criar uma com o mesmo nome, mas aparece uma mensagem dizendo que não é possível criar o diretório. Vi diversos tutoriais para poder aprender a entrar no HD externo pelo terminal, mas sem sucesso. Quero aprender como acessar os arquivos do HD externo pelo terminal para ver se a pasta ainda existe e, caso positivo, como colocá-la de volta no seu lugar. A única coisa que consegui foi usar o comando lsusb, o qual mostrou que meu HD externo é ID 0bc2:2322 Seagate RSS LLC SRD0NF1 Expansion Portable (STEA). Daí para frente, não sei mais o que fazer.
É uma coisinha meio difícil de explicar, mas vamos lá:
Pra acessar as pastas de um HD externo vc precisa montar o HD em alguma pasta primeiro, pra aí depois vc ver que pastas que estão dentro. Pra vc fazer isso é assim:
sudo fdisk -l
Esse comando vai te dizer os blocos especiais do HD, /dev/sda, /dev/sdb, /dev/sdc… e também vai te dizer qual ou quais partições esse HD tem, /dev/sdb1, /dev/sdb2, /dev/sdb3… sabendo dessa informação vc precisa escolher uma pasta qualquer que vc já tenha (e que vc consiga acessar, por exemplo a pasta Documentos) ou crie uma, no caso eu vou exemplificar criando uma pasta e montando seu HD nela, considerando que provavelmente seu HD está em /dev/sdb e que esse HD tenha só 1 partição que está em /dev/sdb1:
mkdir -p ~/HD
sudo mount /dev/sdb1 ~/HD
pronto, quando vc fizer:
ls ~/HD
todos os arquivos e pastas do HD vão estar listados lá
caso
vc já tenha clicado no seu HD no gerenciador de arquivos e consiga acessar por lá, o seu HD já está montando (não precisa fazer nada do que eu disse acima) e pra vc chegar até lá vc precisa navegar até a pasta /run/media/adilson/, por exemplo:
cd /run/media/adilson/hddosfilme
Muito obrigado.
Foi mais fácil do que eu imaginava, pois eu abri a pasta principal e entrei nela com o terminal, dei o comando de “ls” e lá estava, em azul, a sub pasta que desapareceu com a seguinte mensagem: não foi possível acessar ‘2021’: erro de entrada e saída.
2021 é a sub pasta que preciso acessar.
Tem como recuperar essa pasta?