Como acessar o menu grub

Estou com o problema no hd e que precisa da senha root, mas para isso eu preciso acessar o menu grub e definir minha senha root, porem, toda vez que eu tento acessar o menu grub pressionando a tecla ‘Esc’ eu sou levado à linha de comando do grub. Como eu consigo acessar o menu grub ou então trocar a senha root pela linha de comando do grub?

Eu sou iniciante no linux

Edit:
O meu problema é, não consigo acessar o menu grub porque quando uso a ‘Esc’ sou levado para a linha de comando

1 Curtida

Boas vindas ao fórum!
Ao iniciar o sistema, mantenha a tecla shift pressionada, caso esteja usando BIOS. Se estiver usando UEFI, pressione esc.
Por sinal como você é novo no Linux, experimente o Linux Mint, o Ubuntu Mate ou o Zorin OS, pois são distribuições bem amigáveis para quem acabou de sair do Windows.

Linux Mint:

Ubuntu Mate (usando Redmond):

Zorin:

Source: grub2 - How to get to the GRUB menu at boot-time? - Ask Ubuntu

1 Curtida

Cara, o meu real problema é que eu não consigo acessar o menu grub, quando eu uso o Esc eu sou levado a linha de comando e eu so sei trocar a senha do root pelo menu grub, não pela linha de comando

Teria como mandar uma foto dessa tal linha de comando que aparece?

Isso tá com cara de que quebrou a entrada EFI do sistema…

1 Curtida

Bom, creio que dá de fazer o reset usando uma live media. Dá uma olhada: How to Reset the Root Password in Linux - Make Tech Easier

Quebrou o grub mesmo… o jeito é entrar com uma live USB pra tentar consertar (o Mint tinha uma ferramenta pra isso, de repente funciona)

mano, eu já tive esse problema com meu hd e tive esse mesmo problema do grub, depois de virar a noite tentando eu consegui acessar o menu e redefinir a senha do root, mas não sei porque a senha que eu coloquei já não está mais funcionando e agr eu não me lembro mais como eu consegui acessar esse maldito menu

Uma coisa é uma coisa e outra coisa… (Tim Maia)

Perder o Grub e alterar a senha root não necessariamente tem a ver uma com a outra. A sugestão acima de escolher um sistema mais simples ao iniciante me parece uma boa. Especialmente pq é uma boa escolha ter uma senha root e mantê-la sem mexer nisso…

Por outro lado, eu já perdi o Grub algumas vezes (isso no Manjaro), normalmente pq o HDD desencaixava dentro do note e ao reencaixar, adeus Grub. Tem solução pra isso, envolve refazer o initramfs e o grub por um pendrive, mas as soluções que sei funcionam no Manjaro (e possivelmente em outras distros baseadas em Arch), não sei se nas debian ou ubuntu…

E tem mais uma, se é uma distro instalada isoladamente, em geral o grub não aparece mesmo, aí tem que ajustar o arquivo Grub e mexer no menu e no timeout

3 Curtidas

Provavelmente esse é o meu problema, acho que na ultima vez consegui dar um jeito por pura sorte. Mas por outro lado vou tentar mexer no timeout e no menu porque eu não instalei o linux, já veio de fabrica

Ish, Debian instalado de fábrica é meio maldade, essa distro não é das mais simples para iniciantes. O que eu recomendaria no teu caso: salve o que puder das tuas coisas e escolhe umas das sugestões do @JG22. São mais tranquilas pra usar e te permitirão aprender mais e mais rápido sobre as distribuições Linux…

1 Curtida

Se não me engano,
mkinitcpio -P = update-initrafs -u
grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg = update-grub

2 Curtidas

É bem isso mesmo… no Manjariando tem dois artigos, um pra recuperar grub em UEFI, o outro em MBR, e é por aí:

Vídeo aula perfeita para você:

1 Curtida