Como acessar o menu grub

Estou com o problema no hd e que precisa da senha root, mas para isso eu preciso acessar o menu grub e definir minha senha root, porem, toda vez que eu tento acessar o menu grub pressionando a tecla ‘Esc’ eu sou levado à linha de comando do grub. Como eu consigo acessar o menu grub ou então trocar a senha root pela linha de comando do grub?

Eu sou iniciante no linux

Edit:
O meu problema é, não consigo acessar o menu grub porque quando uso a ‘Esc’ sou levado para a linha de comando

1 Curtida

Boas vindas ao fórum!
Ao iniciar o sistema, mantenha a tecla shift pressionada, caso esteja usando BIOS. Se estiver usando UEFI, pressione esc.
Por sinal como você é novo no Linux, experimente o Linux Mint, o Ubuntu Mate ou o Zorin OS, pois são distribuições bem amigáveis para quem acabou de sair do Windows.

Linux Mint:

Ubuntu Mate (usando Redmond):

Zorin:

Source: grub2 - How to get to the GRUB menu at boot-time? - Ask Ubuntu

1 Curtida

Cara, o meu real problema é que eu não consigo acessar o menu grub, quando eu uso o Esc eu sou levado a linha de comando e eu so sei trocar a senha do root pelo menu grub, não pela linha de comando

Teria como mandar uma foto dessa tal linha de comando que aparece?

Isso tá com cara de que quebrou a entrada EFI do sistema…

1 Curtida

Bom, creio que dá de fazer o reset usando uma live media. Dá uma olhada: How to Reset the Root Password in Linux - Make Tech Easier

Quebrou o grub mesmo… o jeito é entrar com uma live USB pra tentar consertar (o Mint tinha uma ferramenta pra isso, de repente funciona)

mano, eu já tive esse problema com meu hd e tive esse mesmo problema do grub, depois de virar a noite tentando eu consegui acessar o menu e redefinir a senha do root, mas não sei porque a senha que eu coloquei já não está mais funcionando e agr eu não me lembro mais como eu consegui acessar esse maldito menu

Uma coisa é uma coisa e outra coisa… (Tim Maia)