Olá pessoal!
Sou usuário iniciante de Linux Mint, e estou tentando recuperar um HD externo que era usado via USB, porém a case que eu conectava ele deu problema e não conecta mais via USB.
Tive a ideia de conectar ele direto via SATA, porém ao ligar meu OS, me deparei com a seguinte mensagem do print:
Mensagem: Falha ao abrir diretório “nome da unidade”. Erro ao obter informações para o arquivo “/media/user/unidade/pasta”: Erro de entrada/saída.
Se alguém puder me ajudar, para eu poder recuperar esses arquivos dessa forma, se eu não conseguir vou ter que comprar uma case nova para voltar a usar ele de forma externa.
Você sabe qual é o filesystem do HD externo? Algumas distros não possuem recursos para ler NTFS (HD de Windows) por padrão, será que não é isso? O que aparece quando você roda
lsblk
e tenta dar
mount
no disco?
Se precisar de ajuda para rodar esses comandos só falar.
O suporte a NTFS é parcial no Linux, pode ser por isso o problema. Mas estranho que no Gnome Disks ele consegue montar
Por curiosidade, tenta acessar o HD externo pelo terminal. Ex: cd /media/alisson/Seagate Backup Plus Drive/ e roda um ls dentro para ver se aparece alguma coisa
Já sofri bastante com o NTFS no linux, e normalmente prefiro não usar ele pra isto, acabo usando uma iso do windows modificada com varias ferramentas, Windows Sergei Strelec’s.
Não precisa instalar ele, basta apenas fazer um pendrive bootavel que ele inicia, tem muitas ferramentas das mais variadas para windows, algumas delas são recuperar arquivos do HD
Eu procuro sempre evitar espaços dentro de nomes de arquivos, diretórios, rótulos (Labels) – pois podem dar problema, na hora de usar um comando como esse. – Se acontecer, a solução pode ser usar aspa simples, tipo ‘nome com espaço’', mas não tenho certeza, pois sempre evitei isso.
Ou, renomear o Ròtulo (Label), para eliminar os espaços no nome.
Também evito acentos, cedilhas e quaisquer caracteres estranhos, pois nunca sei quando poderão dar problema.
Muitos acentos e caracteres estranhos, criados pelo Windows, não são bem interpretados quando tentamos abrir tais arquivos, diretórios, partições etc. a partir do Linux.
Sim, eu concordo. Mas como o diretório estava com esse nome, só tentei dar o caminho das pedras. E retificando, o comando seria na verdade cd /media/alisson/Seagate\ Backup\ Plus\ Drive, por causa dos espaços em branco…
Obrigado pela ajuda pessoal, mas acabei optando por comprar a case nova, coloquei o hd via USB e recuperei os arquivos, agora formatei ele como FAT pra não ter mais esses problemas no futuro.