Como abrir arquivos .exe no linux

Eu tento abrir arquivos .exe e o Gerenciador de Compactaçao do Linux mostra as propriedades do .exe e não consigo fazer muita coisa sem abrir arquivos .exe teria como alguem me ajudar?

Olá!

Nativamente arquivos com extensão .exe não abrem no linux, você pode usar o Wine para isso. Não é certo que qualquer aplicação vai funcionar, é bom procurar se alguém já conseguiu executar o que você deseja abrir. Para te ajudar a entender o que é o WINE, tem esse guia aqui no fórum: Um guia para Wine "vanilla" (sem PoL nem Lutris) e este vídeo do Dio.

@lucassfank Sim sim eu uso um aplicativo chamado PlayOnLinux e ja conheço o Wine mas ele sempre tem problemas e problemas o unico que consegui foi a steam e nada é compativel com o linux e os que sao compativeis sao .exe e nao funcionao no Wine

O Wine e suas ferramentas de gerenciamento (Lutris e PlayOnLinux) sã as únicas maneiras de abrir .EXE no Linux.

Se você der o nome dos programas em específico, talvez dê para a gente ajudar. Pode ser que o que falte seja algo simples como instalar uma DLL do Windows no Wine.

Lembre-se que se o Wine não adiantar, não tem nada de errado em voltar para o Windows.

2 curtidas

Bom EpicGames seria oque eu quero abrir, e tem de errado em voltar para o windows sim , estou com um novo pc e o meu hd esta velho comprei o hd via internet entao quando o hd chegar vou colocar o window mas por enquanto estou explorando o linux

1 curtida

pra instalar a epic games, só instalar o lutris e de lá pesquisiar por epic games, não precisa baixar ele do site oficial

o lutris vai fazer todo o trabalho pra vc e deixar tudo funcionando

assim… caso a loja não abra desmarca vk3d nas configurações que ele abre, vai ficar beeeeeeeeeeem lento, mas abre

3 curtidas

Uma pequena correção, ao que os meus colegas disseram na verdade existem vários jeitos de abrir um .exe no Linux:

Se o arquivo for um SFX…

Se o .exe for um arquivo auto extraível, como instaladore Inno, NSIS, IEXPRESS arquivos do WinRAR… você pode extrair através do Gerenciador de Compactação, para isso instale o p7zip-full, ele não vem por padrão por questão de licença, mas instalando pelo repostório vcê pode usar tranquilo

Se for um .exe do .NET Framework/Mono Runtime…

Instale o Mono Runtime e poderá executar boa parte dos apps .NET 3.5, veja o site do Mono Project Framework pra mais informações

Se for um .exe do DOS…

Tem o DOSBox, ele em conjunto com o FreeDOS abrem 99,9% dos apps e jogos do MS-DOS

Jogos mais recentes que usam Vulkan e DirectX 11…

Tem o Proton, ele suporta DXVK que traduz o DirectX pro Vulkan, o desempenho pode ser maior que no Windows

Para o resto…

Temos o Wine clássico, nesse caso temos meios pra ajudar: PlayOnLinux, Lutris,Winetrick


Mas fato é que nenhum desses é 100%

2 curtidas

Vlw @Natanael.755 bela explicaçao me ajudou muito

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.