Como a comunidade Linux controla as fan e temperatura?

Gostaria de saber como são feito o controle de temperaturas e essas coisas.

Por exemplo em questão de configurações e etc, essas coisas claramente são de pessoas para pessoas, isso acaba sendo muito pessoal para cada utilidade da pessoa.

Mas como vocês fazem para controladar a velocidades das fan acaba que não vejo falando muito sobre o assunto, não pelo menos com grande frequência mas muitas pessoas com certeza gostam de fazer esse tipo de configuração e como ela seria ?.

1 curtida

Para controlar a placa de vídeo uso o CoreCtrl. Processador eu fiz a curva na BIOS e deixei lá. As ventoinhas do gabinete eu uso aqueles controladores raiz que vão na baia do DVD. (Meu gabinete é um Corsair retrô de 2011, só vou me desfazer dele no dia que o padrão ATX mudar rs).

Geralmente eu deixo as fans do gabinete sempre na mesma velocidade, só desligo quando tá com o clima mais fresco ou aumento quando tá calorzão infernal, mas é muito raro precisar mexer.

Gosto de deixar bastantes fans fazendo o intake e uma só, no máximo duas, fazendo o papel de exaustor. Dessa forma a pressão fica positiva, sugando ar somente pelos fans com filtro e cuspindo pelos buracos sem filtros. Se deixar muita ventoinha como exaustor a pressão fica negativa, sugando poeira por todos os buracos do gabinete. Utilizo a anos assim e me ajuda bastante com a manutenção.

Pra monitorar as temps uso o clássico lm-sensors, watch sensors, essas coisas. Nem sei se tem algum software bom com interface gráfica pro Linux que faça isso, o sensors sempre me atendeu.

No momento só tô com uma ventoinha jogando ar pra dentro. Olhando a foto aí me lembrei que preciso dar uma limpada no bicho, ele fica fechado aqui embaixo do móvel e praticamente nunca o vejo hehe.

Esse gabinete me remete aos bons tempos que não tinha esse monte de luz de natal dentro do computador, nem vidro, nem nada. É simplesmente uma caixa de metal bem construído que suporta dezenas de HDs e acessórios. Já passou por uns 3 setups esse gabinetão velho de guerra, tá com uns detalhes quebrados, algum dia vou restaurar o monstro.

EDIT: Pra usar o CoreCtrl no Debian 12 dá um trabalhinho pois não tem no repositório ainda. Tem jeito mas é chato.

4 curtidas

Bem, eu configurei direto na BIOS as ventoinhas do gabinete/cpu. Acho essa a melhor opção pois não precisava de software de 200 mega do fabricante da placa mae no Windows. Quando se configura na BIOS, depois em qualquer sistema operacional fica funcionando corretamente.

Já a placa de vídeo vale a pena fazer configuração personalizada só se o usuário for se aventurar no overclock, afinal elas geralmente tem configurações bem acertadas também na firmware delas. Se o usuário já está entrando nesse assunto avançado, então já terá que ver condições específicas para a placa de vídeo dele. Como eu tenho da AMD, o CoreCtrl funciona muito bem.

É bom lembrar que os módulos de controle de temperatura da placa mae, bem como os módulos da placa de vídeo, possuem sempre opção de configuração de modo texto por opção do kernel. Ou seja, para alguém que saiba o hardware e parâmetros, dá para setar velocidades com comandos no estilo echo 255 > /sys/device/module/velocidade_do_ventilador que seria o jeito de alterar os parâmetros em servidores que não rodam interface gráfica.

2 curtidas

eu controlo não controlando nada. deixo por conta do kernel e nunca tive problemas.