COMISC Pop Os, customizações

O GNOME sempre foi muito conhecido pela enorme liberdade de customização, principalmente através de extensões. Com o lançamento do COSMIC, o Pop!_OS abandona o GNOME e passa a usar uma interface própria, visualmente agradável e bem organizada. A tela de login, por exemplo, evoluiu bastante e agora exibe o papel de parede, algo que já diferencia do Pop!_OS 22.04.

Apesar disso, tive a sensação de que o COSMIC ainda está limitado em alguns aspectos. O sistema utiliza applets com poucas opções de personalização, o que pode frustrar quem vinha do GNOME e estava acostumado a moldar o ambiente ao seu gosto. No meu caso, sinto bastante falta do Arc Menu, que oferece um nível de organização e controle muito maior sobre o menu de aplicativos.

Fica a dúvida: existe alguma forma de usar o Arc Menu ou alguma alternativa realmente parecida e compatível com o COSMIC? Ou, pelo fato de não ser baseado em GNOME, essa limitação ainda é algo que teremos que aceitar até o ambiente amadurecer mais?

1 curtida

Ainda é cedo para esperar algumas coisas do Cosmic, como maturidade ou recursos compatíveis com outras DEs. Se acontecer, vai levar um tempo.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Concordo. O Cosmic ainda é muito novo e faz sentido que falte maturidade e compatibilidade com recursos de outros DEs. Por enquanto acho viável, continuar usando a versão anterior 22.04 LTS.

Testei…
Mas achei muito limitado ainda.
Não oferece muitas opções de customizações quanto o Gnome ou KDE.

Principalmente quanto a Ícones, na própria interface dá a opção de escolher outros pacotes de Ícones, mas tem muito bug!

Ou o pacote baixado não aparece na listagem e precisa encerrar a sessão pra ele aparecer nas configurações, ou também quando aplicado não reflete em todas as aplicações do sistemas.

No caso dos applets também, podemos colocá-los onde quiser na interface mas não oferece customização como o Budgie, Gnome ou KDE.
Vou esperar amadurecer mais e quem sabe no futuro vejo como fica.

Alguma alma boa me explica pq não estou conseguindo desativar o TouchPad pelo Gnome Tweaks? o teclado está ma mesma situação.

Eu acho que é na configuração do teclado em configurações, e não no gnome-tweaks

1 curtida

Ele não está dando opção de desabilitar, eu achei a ID do touchpad no xinput mas parece que se eu reiniciar meio que reseta

Using the GNOME Settings GUI

The most straightforward method for modern GNOME environments (which use the libinput driver by default) is through the system settings.

1. Open the Activities overview (usually by pressing the Super/Windows key).

2. Search for Settings and open the application.

3. In the left sidebar, select Devices, then click on Mouse & Touchpad.

4. In the Touchpad section, you will find a toggle switch. Turn it to Off to disable the touchpad completely.

Ou

Using the Command Line (gsettings)

You can also use gsettings commands in the terminal to change the configuration.

• To disable the touchpad, open a terminal (Ctrl+Alt+T) and run:

bash

gsettings set org.gnome.desktop.peripherals.touchpad send-events disabled

• To enable the touchpad again:

bash

gsettings set org.gnome.desktop.peripherals.touchpad send-events enabled

• To set the touchpad to disable automatically when an external mouse is connected:

bash

gsettings set org.gnome.desktop.peripherals.touchpad send-events disabled-on-external-mouse

:+1:

1 curtida

Assim não foi de maneira definitiva, mas conseguir assim:

cat > ~/Documentos/toggle-inputs.sh << ‘EOF’
#!/bin/bash
sleep 10
if pgrep -f “event3|event12” > /dev/null; then
sudo pkill -f “event3|event12”
echo “Teclado + Touchpad LIGADOS”
else
sudo evtest --grab /dev/input/event3 > /dev/null 2>&1 &
sudo evtest --grab /dev/input/event12 > /dev/null 2>&1 &
sleep 2
echo “Teclado + Touchpad DESLIGADOS (USB OK)”
fi
EOF
chmod +x ~/Documentos/toggle-inputs.sh

Instalar isso antes: sudo apt install libnotify-bin

Depois de criar o bash/.sh e colocar em algum lugar

Só fazer um cron pra iniciar com o boot

(crontab -l 2>/dev/null; echo “@reboot /home/seuusuario/Documentos/toggle-inputs.sh”) | crontab -

Obrigado ao @swatquest por me ajudar :smiley: