Saudações galera Diolinux Plus
Olha eu aqui denovo enchendo o saco de vocês novamente.
Hoje comemoro 2 anos fiel ao PeppermintOS aprendi muitas coisas novas e a partir da semana que vem começo meus estudos para “Mantenedor” e sei que não será fácil mas estou disposto a tentar pois quero ajudar a manter minha distro amada.
É isso galera, não vou entrar em detalhes aqui pois vocês já sabem né ?!!! kkk
Mas o que eu preciso reportar é que a minha versão que é o “bookworm 12” ainda pois a base trixie 13 ainda não está legal.
Nesse ano o suporte dele se encerrará no dia 10 de junho de 2026, após isso o Debian manterá as atualizações de segurança do kernel até 2028 para o peppermint bookworm 12 ou seja, eu ainda tenho mais dois anos para fazer a migração completa e acredito que até lá a base trixie 13 já estará madura.
É isso galera, obrigado a atenção de todos!!!
E principalmente a atenção de:
@eddiecsilva @Dio
10 curtidas
daqui a dois anos vc entrará no 13, que sairá de cena para o 14. mas em questão de estabilidade, 100%.
Saudações rapaz.
Eu tinha instalado o 13 quando eu estava montando o R5 5500 mas o sistema tinha vários problemas como o “Perfis de Painel” que bugava toda a interface do sistema te obrigando a resetar via terminal, o compositor mesmo em ENABLE não removia o “Tearing” da tela e se o usuário usasse o terminal.. quebrava a distro toda.
E muito mais erros logo de cara na primeira utilização como hora sem sincronização impedindo o “sudo apt update” erros com “GPG key” ou seja, dá pra resolver tudo com alguns comandos e resolvido mas o verdadeiro problema dessa versão da distro estava realmente no “Composite” pois é ali que a mágica acontece nessa distro.
Agora sobre oque você disse, eu estou tranquilo pois é assim mesmo kkk
Segua a tabela.
Você me fez relembrar a sensação de “sistema preso/amarado” quando migrei para o Debian 13, realmente acho que o 12 estava muito otimizado mesmo. Tipo eu tinha a impressão de que o boot era mais rápido, o consumo de memoria era bem menor.
Atualmente estou satisfeito com o Debian testing, mas pode ser que acabei acostumando. Vamos ver se eu animar nesses próximos dias instalo novamente o 12 para fazer um tira-teima pessoal.
1 curtida
Saudações rapaz.
Se está funcionando bem seu sistema para seu trabalho, produtividade, entretenimento e outros.. nem troque de distro.
1 curtida
Aqui senti o oposto, mas acho que foi mais culpa da atualização do KDE do que do Debian em si. O KDE vem melhorando a passos largos, cada atualização melhora bastante a performance. Utilizando XFCE e o i3 meu pareceu muito similar a performance. Em questão de estabilidade não tenho do que reclamar do Debian 13, minha máquina tá mais de 3 meses sem reboot e quando rebootei foi pq precisei mesmo, nada a ver com travamento ou bugs. Debian sempre excelente, a versão 12 e essa 13 agora foram as melhores até o momento.
OP: Parabéns aí cara, muito bom ter uma distro do coração hehe, no momento pra mim essa distro é o Debian, mas considero um peppermint um primo de primeiro grau hehe. O Debian é mais aleatório na questão de suporte, acho que até pela filosofia totalmente FLOSS deles, algumas máquinas minhas funcionam redondo e outras ficam aquém em alguns quesitos. Debian no meu desktop sempre me deu problema de performance com jogos porém no meu notebook voa baixo, por isso que estou preferindo base Ubuntu ou Fedora para usar no desktop.
2 curtidas
Concordo rapaz mas no meu caso com o peppermint trixie 13 ainda não está fluido totalmente o que me fez voltar para o 12 e se eu fosse dá uma avaliação técnica do pmos 13 eu diria mais ou menos 78% de eficiência, quando ele chegar em 88%.. já dá pra conversar kkkk
Obrigado rapaz.
Quero aproveitar esse tópico para compartilhar algo que talvez seja interessante para muitos aqui, alguns já ouviram falar mas outros nem sabem que existe.
Como deixei o PEPPERMINT mais eficiente ?
Ativação do “TearFree” (V-sync) em todo o sistema operacional
Com o uso da “NANO” forçando o DRIVER AMD
sudo nano /etc/X11/xorg.conf.d/20-amdgpu.conf
Section “Device”
Identifier “AMD”
Driver “amdgpu”
Option “TearFree” “true”
EndSection
ADVERTÊNCIA!!
Isso só funciona no “BOOKWORM 12”
Eu usei isso no TRIXIE 13 e quebrou o sistema todo kkkk
O DEBIAN recentemente lançou uma nova atualização do kernel 6.1.0-43 que já veio com esse recurso sem precisar do “NANO” desde que o “compositor” do sistema esteja habilitado.
No desktop:
°Cursor fica suave
°Sem tearing
°GPU não fica renderizando 300 FPS na área de trabalho
°Consumo em idle pode cair
°Temperatura fica mais estável
SEM O COMPOSITOR ATIVO:
°Pode haver tearing
°O X11 entrega frames direto
°Sincronização depende só do driver
COM O COMPOSITOR ATIVO:
°Ele controla o buffer