Começando no mundo do Homelab / Self-hosting

Boa noite!

Estou com uma máquina “pegando poeira” e resolvi fazer um Homelab / Self-hosting com ela pra uso local. As configurações dela são:

i5 4670k
16 gb RAM DDR3
SSD SATA 120 gb
SSD SATA 240 gb
HD 2 tera

O uso será, inicialmente:

Guardar arquivos gerais (tipo um dropbox - NAS)
Hospedar mídias de música (tipo um Jellyfin)
Controlar o trafego da rede com PI-Hole
Hospedar projetos de teste com nginx

Acompanhei os vídeos do DIO e alguns outros vídeos e a dúvida que ficou foi a respeito de qual solução usar.

  1. Umbrel, CasaOS, ZimaOS, Cosmos Cloud, Yunohost, outros?
  2. Quais configurações utilizar pra economizar na energia, já que é um server que vai ficar on 24/7 ou desligar apenas a noite?
  3. Existe algum “padrão ouro” pra esse tipo de uso ou é questão apenas de preferência?

Feliz 2026 pra todo mundo! =)

O casaOS parece que ta meio abandonado agora que eles estão investindo no ZimaOS , e nem o ZImaOS nem o umbrel são open source se vc se importar com isso, tambem tem o runtipi testei bem pouco em um raspberrypi e gostei bastante.

Agora comprei um dell optplex sff e uma plaquinha HP NC364T com 4 portas ethernet de 1gb
instalei o proxmox como host uma vm do pfsense passando as portas ethernet para o pfsense
instalei o adguard como LXC container para ser o bloqueador de anuncio do pfsense e adicionei uma vpn privada da cyberghost so para 3 aparelhos da casa, e me tranquei fora do proxmox pois o pfsense mudou o ip do proxmox :rofl:
foi triste voltar mas consegui e coloquei o adguard proxmox e as maquinas que passam pela vpn tudo ip statico e por enquanto é soi isso acho que seria perigoso colocar um servidor de arquivo no meu setup mas to pensando ainda ta sobrando 4 gb de Ram :joy:, dê uma olhada no proxmox os containers lxc são bem leves.
Gostei muito dos snapshots do proxmox tipo vc faz um snapshot quando ta estavel e vai mexer e fazer outras mudanças se der ruim vc volta com um clique onde estava estavel.

Outra vantagem do proxmox vc pode ter qualquer um desses sistemas rodando nele, ou usar os script da comunidade para instalar containers.

1 curtida

Olá, e Feliz Ano Novo!

Sobre a pergunta número 1, eu estou usando o CasaOS e por enquanto estou satisfeito. Além do CasaOS, uso o PiVPN com WireGuard como servidor de VPN para poder utilizar meu Pi-Hole e as outras aplicações fora de casa, juntamente com o dns dinâmico do No-IP. Você também poderia usar TailScale ou ZeroTier ou mesmo um CloudFlare Tunnel (se a intenção for apenas acessar aplicações web como Jellyfin, Nextcloud, etc).

Também uso o Nginx Proxy Manager como reverse proxy, que é bem mais prático que usar o nginx na linha de comando. Inclusive, se quiser também utilizar HTTPS no seu homelab e evitar aquelas mensagens de “site não seguro” do navegador, aqui vai um tutorial com uma forma fácil de fazer utilizando o Nginx Proxy Manager:

1 curtida

Feliz 2026 galera!

Aproveitando o gancho, qual hardware podemos utilizar para tal função se não quiser ou não tiver um pc parado? Pensando em uma solução com o Proxmox?

Tem como alugar uma vps ai e pagar mensal e ter um servidor na nuvem porem isso limita o que vc pode fazer e dai não é mais home lab e sim someone else’s home lab :sweat_smile:
da para instalar o proxmox em rasberrypi 5 ou rangepi5 mas não é oficial e nem tudo funciona
a melhor opção seria um mini pc ou um laptop usado para começar.
Agora um raspberrypi 4 com 8gb de ram ou melhor ja da p rodar sistemas como casaos e runtipi umbrel para proxmox não vale a pena.

Obrigado pela ajuda @sparrow ! Esse recurso de Snapshots do Proxmox é mesmo um salva-vidas.

No meu caso, como meu hardware é um i5 de 4ª geração, fico um pouco preocupado com o consumo de energia e a complexidade inicial de gerenciar um Firewall dedicado como o pfSense. Minha prioridade agora é colocar o Jellyfin e o NAS para rodar sem muita fricção.

Acho que vou seguir o seu conselho sobre o Proxmox, mas talvez de um jeito mais ‘híbrido’:

  1. Instalar o Proxmox como base (pela segurança dos snapshots).
  2. Rodar o Runtipi dentro de uma VM Ubuntu apenas para gerenciar os apps de mídia e arquivos (pela facilidade da interface).
  3. Usar LXC Containers para serviços leves como o Pi-Hole, como você sugeriu.

Você acha que essa abordagem hibrida daria bons resultados ou poderia complicar?

1 curtida

Opa, valeu por responder @Thiago12 ! Dei uma olhada no Nginx Proxy Manager e parece ser bem prático, vou utilizar com certeza kkkkkk ainda mais com HTTPS, ficar vendo o site com problema de SSL chega a dar uma tristeza no coração kkkkkkkkkkkk Obrigado pelas dicas!

1 curtida

De uma olhada no link de scripts do lado esquerdo em sistemas operacionais tem muitas opções de lxc container o openwrt é uma outra opção se no futuro quiser um roteador virtual como ele é linux gasta menos resources da maquina como vms, mas é isso ai boa sorte e feliz ano novo!

1 curtida

Vou tentar não me trancar fora do Proxmox também kkkkkkkkkkkk

Vou dar uma olhada nos scripts também. Vou testar pelas duas vias e a que ficar mais “enxuta” de consumo de recursos eu deixo rodando!

Valeu pela ajuda e feliz ano novo!

1 curtida

Nesse vídeo aqui o DIO explica bastante coisa e da dicas de hardware, talvez te ajude.

Proxmox!

Coloca o / no SSD menor, as imagens de VM no SSD maior e armazena tudo as “tranqueiras” no HD. Só sucesso. Proxmox é mais versátil, só tem uma curva de aprendizado maior.

1 curtida

@mozertdev Se não quiser ter gastos adicionais e expor seus aplicativos para fora da internet como nextcloud immich entre outros de forma que qualquer pessoa (familiar) acesse e caso sua operadora bloqueie a abertura de portas tradicionais 80 e 443 você pode liberar portas diferentes por exemplo 8443 para https e 8880 para http ai depois de abri-las e só alterar no docker-compose do Nginx Proxy Manager ai você cria um nome host para dns dinamico na duckdns e ai ao adquirir um certificado ssl no Nginx Proxy Manager você seleciona a opção desafio dns e na lista acha o duckdns depois de configurado é só acessar por exemplo Nextcloud cloud.hostduckdns.org:8443.

Aqui em casa utilizo assim a anos pois gosto de dar autonomia para as pessoas que compartilho o servidor ou seja a pessoa não precisa instalar aplicativos de vpn etc é so mesmo o próprio aplicativo.

Quanto ao Hardware

Meu Setup é um Optiplex micro 3050

Core I3 (7º Geração) 4 gb de Ram ssd de 500 gb e 8 tb de armazenamento (2 HD’s de 4 TB ironwolf) plugados via usb 3.0 em uma dock dual bay para hd

Aplicativos que rodo

  • Nextcloud
  • Immich
  • Frigate
  • Plex
  • Nginx Proxy Manager
  • Vaultwarden