Estou com uma máquina “pegando poeira” e resolvi fazer um Homelab / Self-hosting com ela pra uso local. As configurações dela são:
i5 4670k
16 gb RAM DDR3
SSD SATA 120 gb
SSD SATA 240 gb
HD 2 tera
O uso será, inicialmente:
Guardar arquivos gerais (tipo um dropbox - NAS)
Hospedar mídias de música (tipo um Jellyfin)
Controlar o trafego da rede com PI-Hole
Hospedar projetos de teste com nginx
Acompanhei os vídeos do DIO e alguns outros vídeos e a dúvida que ficou foi a respeito de qual solução usar.
O casaOS parece que ta meio abandonado agora que eles estão investindo no ZimaOS , e nem o ZImaOS nem o umbrel são open source se vc se importar com isso, tambem tem o runtipi testei bem pouco em um raspberrypi e gostei bastante.
Agora comprei um dell optplex sff e uma plaquinha HP NC364T com 4 portas ethernet de 1gb
instalei o proxmox como host uma vm do pfsense passando as portas ethernet para o pfsense
instalei o adguard como LXC container para ser o bloqueador de anuncio do pfsense e adicionei uma vpn privada da cyberghost so para 3 aparelhos da casa, e me tranquei fora do proxmox pois o pfsense mudou o ip do proxmox
foi triste voltar mas consegui e coloquei o adguard proxmox e as maquinas que passam pela vpn tudo ip statico e por enquanto é soi isso acho que seria perigoso colocar um servidor de arquivo no meu setup mas to pensando ainda ta sobrando 4 gb de Ram , dê uma olhada no proxmox os containers lxc são bem leves.
Gostei muito dos snapshots do proxmox tipo vc faz um snapshot quando ta estavel e vai mexer e fazer outras mudanças se der ruim vc volta com um clique onde estava estavel.
Sobre a pergunta número 1, eu estou usando o CasaOS e por enquanto estou satisfeito. Além do CasaOS, uso o PiVPN com WireGuard como servidor de VPN para poder utilizar meu Pi-Hole e as outras aplicações fora de casa, juntamente com o dns dinâmico do No-IP. Você também poderia usar TailScale ou ZeroTier ou mesmo um CloudFlare Tunnel (se a intenção for apenas acessar aplicações web como Jellyfin, Nextcloud, etc).
Também uso o Nginx Proxy Manager como reverse proxy, que é bem mais prático que usar o nginx na linha de comando. Inclusive, se quiser também utilizar HTTPS no seu homelab e evitar aquelas mensagens de “site não seguro” do navegador, aqui vai um tutorial com uma forma fácil de fazer utilizando o Nginx Proxy Manager:
Tem como alugar uma vps ai e pagar mensal e ter um servidor na nuvem porem isso limita o que vc pode fazer e dai não é mais home lab e sim someone else’s home lab
da para instalar o proxmox em rasberrypi 5 ou rangepi5 mas não é oficial e nem tudo funciona
a melhor opção seria um mini pc ou um laptop usado para começar.
Agora um raspberrypi 4 com 8gb de ram ou melhor ja da p rodar sistemas como casaos e runtipi umbrel para proxmox não vale a pena.
Obrigado pela ajuda @sparrow ! Esse recurso de Snapshots do Proxmox é mesmo um salva-vidas.
No meu caso, como meu hardware é um i5 de 4ª geração, fico um pouco preocupado com o consumo de energia e a complexidade inicial de gerenciar um Firewall dedicado como o pfSense. Minha prioridade agora é colocar o Jellyfin e o NAS para rodar sem muita fricção.
Acho que vou seguir o seu conselho sobre o Proxmox, mas talvez de um jeito mais ‘híbrido’:
Instalar o Proxmox como base (pela segurança dos snapshots).
Rodar o Runtipi dentro de uma VM Ubuntu apenas para gerenciar os apps de mídia e arquivos (pela facilidade da interface).
Usar LXC Containers para serviços leves como o Pi-Hole, como você sugeriu.
Você acha que essa abordagem hibrida daria bons resultados ou poderia complicar?
Opa, valeu por responder @Thiago12 ! Dei uma olhada no Nginx Proxy Manager e parece ser bem prático, vou utilizar com certeza kkkkkk ainda mais com HTTPS, ficar vendo o site com problema de SSL chega a dar uma tristeza no coração kkkkkkkkkkkk Obrigado pelas dicas!
De uma olhada no link de scripts do lado esquerdo em sistemas operacionais tem muitas opções de lxc container o openwrt é uma outra opção se no futuro quiser um roteador virtual como ele é linux gasta menos resources da maquina como vms, mas é isso ai boa sorte e feliz ano novo!
Coloca o / no SSD menor, as imagens de VM no SSD maior e armazena tudo as “tranqueiras” no HD. Só sucesso. Proxmox é mais versátil, só tem uma curva de aprendizado maior.
@mozertdev Se não quiser ter gastos adicionais e expor seus aplicativos para fora da internet como nextcloud immich entre outros de forma que qualquer pessoa (familiar) acesse e caso sua operadora bloqueie a abertura de portas tradicionais 80 e 443 você pode liberar portas diferentes por exemplo 8443 para https e 8880 para http ai depois de abri-las e só alterar no docker-compose do Nginx Proxy Manager ai você cria um nome host para dns dinamico na duckdns e ai ao adquirir um certificado ssl no Nginx Proxy Manager você seleciona a opção desafio dns e na lista acha o duckdns depois de configurado é só acessar por exemplo Nextcloud cloud.hostduckdns.org:8443.
Aqui em casa utilizo assim a anos pois gosto de dar autonomia para as pessoas que compartilho o servidor ou seja a pessoa não precisa instalar aplicativos de vpn etc é so mesmo o próprio aplicativo.
Quanto ao Hardware
Meu Setup é um Optiplex micro 3050
Core I3 (7º Geração) 4 gb de Ram ssd de 500 gb e 8 tb de armazenamento (2 HD’s de 4 TB ironwolf) plugados via usb 3.0 em uma dock dual bay para hd