Olá, pessoal. Eu consumo muito podcast - inclusive o DioCast - no pc, mas a tela fica ligada, acho desnecessário e queria um “comando” ou um programa que desligasse a tela, mas que não desligasse o pc.
Obs: uso linux mint-20.
Olá, pessoal. Eu consumo muito podcast - inclusive o DioCast - no pc, mas a tela fica ligada, acho desnecessário e queria um “comando” ou um programa que desligasse a tela, mas que não desligasse o pc.
Obs: uso linux mint-20.

Acredito que deva ter algo que faça a tela ficar em modo de sleep com um clique, mas anos atrás, quando eu pesquisava por um software que fizesse isto, eu não fui capaz de encontrar. A minha idéia era deixar o computador como se fosse um Micro System.
Então tinha um contorno que eu costumava a usar no Ubuntu na época: Eu configurava a inatividade para 2 minutos por exemplo mas desmarcava a opção de bloquear a tela. Então eu colocava um set de músicas para tocar e minimizava a janela. 2 minutos depois a tela apagava.
Deve ter um software ou talvez criar um script que faça isso, vamos esperar para ver se a comunidade saberia dizer algo.

Faz algum tempo que estou usando só o Wayland, mas se eu não me engano o comando xset dpms off faz isso.
Se for um desktop (o que eu acredito que não seja), a resposta seria: desligue o monitor no botão
Como acredito que é um notebook, a maioria deles vem com algum botão de Fn (F1 a F12) que pode desligar o monitor (ou girar entre os ativos) - pode ser que seja essa a solução (mas cuidado, se for isso, certifique-se de desativar suspensão automática ou algo semelhante, pois acredito que… ah, é um palpite que vai dar ruim, sei lá)
Obrigado por ter respondido. Acredito que inativar a tela resolva meu problema.
Opa, obrigado pelo comando, amigo.
Esqueci de deixar essa obs, é um notebook sim. Obrigado.