Comando para reiniciar na bios vs Asus x570

tenho uma placa mae Asus X570-PLUS/BR, retirei a bateria para resetar a bios e fiz a atualização da bios e desde então não consigo mais acessar bios usando o comando

systemctl reboot --firmware-setup

Desabilitei o fast boot
o secure boot está como Other OS
O boot only uefi

mas mesmo assim não funciona, qual a configuração de bios que eu modifiquei que o comando de reiniciar na bios não funciona mais?

Boa noite! Nâo sei se consegui entender muito bem, mas veja se os passos abaixo podem ajudar:

1. Tente redefinir as configurações da BIOS para os padrões de fábrica. Para fazer isso, geralmente há uma opção chamada “Load Optimized Defaults” (ou algo semelhante) na configuração da BIOS. Essa opção irá restaurar todas as configurações da BIOS para os valores padrão. Procure por essa opção nas configurações da BIOS e execute-a.
  2. Após restaurar as configurações padrão, verifique se você pode acessar a BIOS usando o comando “systemctl reboot --firmware-setup”. Caso contrário, prossiga com as etapas abaixo.
  3. Verifique se a opção de inicialização “Fast Boot” está realmente desativada na BIOS. Além disso, confirme que o “Secure Boot” está configurado para “Other OS” ou “Disabled”.
  4. Verifique as configurações relacionadas ao modo de inicialização. Certifique-se de que o sistema esteja configurado para inicializar em modo UEFI, já que você mencionou que está usando “Boot Only UEFI”. Verifique se há opções relacionadas a “Legacy Boot” ou “CSM” e certifique-se de que essas estejam desativadas.
  5. Salve as configurações da BIOS após fazer quaisquer alterações e reinicie o sistema. Tente novamente o comando “systemctl reboot --firmware-setup” para acessar a BIOS.

Se mesmo após seguir essas etapas você ainda não conseguir acessar a BIOS usando o comando mencionado, pode ser necessário entrar em contato com o suporte da Asus para obter assistência adicional, pois pode haver algum problema específico com a atualização da BIOS ou a configuração da placa-mãe que requer atenção especial. Certifique-se também de verificar se há atualizações de firmware mais recentes disponíveis no site da Asus que possam resolver o problema.

's leoberbert