Comando não encontrado no DebianServer

bom, sou iniciante em linux e to com uma duvida, quando do os seguintes comando: helt, reboot, shutdown -h now, shutdown -r now, shutdown-r 20. os comandos não são executados, me retorna apenas a mensagem de " comando não encontrado"

Eu uso o devuan, que é um debian sem systemd. Nele o comando “halt” desliga e “reboot” reinicia, claro, como root

mesmo com usuario root o comando não é executado

Eu não sei se nesse caso tem diferença com systemd (debian) ou sysvinit (devuan) então não sei responder😕

Estão começando a retirar esses comandos nas distribuições baseadas em systemd. Até que faz sentido, pois é o init system que inicia o sistema e também controla seu desligamento ou reinício.

Em vez de shutdown -h ou halt, use systemctl poweroff
Em vez de shutdown -r ou reboot, use systemctl reboot

Tem a vantagem de, quando seu usuário tem permissões para desligar o computador, não precisa usar sudo. Se você quiser continuar usando esses comandos, eu sugiro criar um alias no shell.

Nas outras distribuições que usam outro init system, como systemV ou OpenRC, continuam valendo os comandos de sempre.

4 curtidas

echo $PATH

Veja se os diretórios aonde estão estes comandos aparecem aí, normalmente /usr/sbin.

No Debian 10 (buster) esses comandos ainda funcionam. Mas, o comando “su” está com várias limitações na versão 10 do Debian. A equipe de desenvolvimento recomenda usar o “su -” ou o “sudo” mesmo. Tente ai com algum dos dois que vai funcionar. Se quiser deixar o “su” parecido como era nas versões anteriores, utilize a dica do tópico indicado pelo @anon58028541. Se não quiser mexer com isso, passe a usar como disse o @Deleterium, usando o systemctl.