Comando "dd" do terminal não faz clonagem de partições que estejam com erros/badblocks

Olá, pessoa, tudo bem?

Estou tentando fazer uma clonagem de um HD de 500gb, justamente por ele ter badblocks e estar com o grub do windows corrompido. Eu consigo acessar os arquivos pelo Nautilus, mas quando vou fazer uma clonagem dele usando o “dd”, não consigo, copia uma parte (cerca de 3gb) e depois para de fazer isso. Matutando acabei pensando na possibilidade da clonagem estar copiando inclusive o erro para dentro do HD a receber a clonagem e isso poderia estar dando algum problema. QUando pesquisei sobre o assunto, percebi que é isso mesmo que acontece, e é um problema muito comum. Porém, não encontrei uma solução adequada.

Ouvi dizer que o Windows tem alguns programas que conseguem fazer clonagem ignorando erros, mas não encontrei nada realmente promissor para o Ubuntu. O que me dizem? Tem como? Pelo terminal haveria algum comando ou complemento para fazer isso? (Como uso um livelinux em pendrive, baixar programas não é bem uma opção viável, exceto em alguns casos possíveis e meu gparted é meio bugado, pq ele começa a analizar justamente pelo hd com problemas, aí ele não consegue avançar, só consigo fazer o chamamento dele para uma partição específica, sem listar as demais partições e HDS)

Uma opção para você copiar esses dados é fazer um processo manual usando o rsync - como o dd faz copia bit-a-bit ele acaba sendo meio sensível com erros de leitura por padrão. Existem algumas opções para poder contornar os setores defeituosos, dá uma checada nesse link aqui.

1 curtida