Com o fim do Windows 10, chegou a hora de migrar para o Linux?

image

A Microsoft encerrou o suporte ao Windows 7 e ao 8.1 e deixou de vender chaves de licença para o Windows 10, o primeiro passo para o fim do suporte ao sistema. Vamos discutir algumas das possibilidades em meio a este cenário, sendo uma delas, migrar para o Linux, com alguns conselhos para você começar com o pé direito.

Saiba mais acessando:

Qual é a sua opinião? Comente abaixo :smiley:

5 curtidas

Parei em “Apesar do Windows 11 ser um bom sistema”…

2 curtidas

Agora conta uma de papagaio

Quando alguém entra para um time, qualquer afago à suposta “oposição” parece uma ofensa. Tenha em mente que atacar um lado não exalta o outro.

7 curtidas

O 11 é de longe o pior sistema operacional que eu já usei. Ganhei uma cópia do pro e não consegui usar. Cheio de bloatware, mais processos de telemetrias e updates incontroláveis. Definitivamente não. Deixa eu no fedora aqui.

3 curtidas

Windows 10 tem suporte até 2025 ainda á um bom tempo para pensar e espero que Linux assim como Gnome e KDE e outras DEs evoluam bastante neste tempo. Não vejo o Windows 11 com bons olhos, tem telemetria até no bloco de notas, um sistema inchado coletando tudo a um nível bem pior do que o Android.

3 curtidas

Eu não aguento mais usar windows :crying_cat_face:

Sobre Telemetria vi um vídeo muito interessante falando sobre o navegador EDEGE… pode postar o link?

Parece que ele antes de abrir qualquer site ele carrega primeiramente um domínio tal de “browser events data msn” e que o quando o mesmo não respondia causava um atraso no carregamento dos sites…

1 curtida

Acho que “a hora de migrar para o Linux”, depende da “beleza interior” :sweat_smile: de cada um.

Eu “parei” no XP. – Minha filha comprou um PC com a licença de outra versão mais nova, mas não gostou, voltou atrás. – Experimentei, também não gostei, voltei para o XP.

Foi naquela época que decidi migrar para o Linux. Resolvi não mudar para nova versão do Windows, nem mudar para nenhuma versão mais nova de nenhum dos softwares que eu usava (eram de 2000 ou até antes), para não perder / investir mais tempo naquilo.

Ainda demorei alguns anos, pois “trocar a pele” não é fácil. Brinquei com o Kubuntu em dualboot, mas tava devagar. – Só quando o XP deu aviso de que ia perder o suporte, fiquei esperto. Investi mais tempo e esforço no Linux, e 6 meses depois finalmente deletei o Windows.

Não é uma coisa vulgar, nem uma brincadeira à toa. Se você se convence de que “precisa” do Windows, você derrota sua decisão de migrar.

Jogos, por exemplo. Decidi que não queria, +/- em 1994 ou 1996. Meu trabalho sempre foi mais importante, para mim, do que ficar mordendo anzol contra mim. O peixe morre, é pela boca. Nunca tive tendências suicidas.

Nos fóruns (que só conheci na década de 2010), parece que todos precisam de 1.001 softwares fantásticos. Não é verdade. Pelo menos para mim (e para 99% dos usuários que não se manifestam). Para o meu trabalho, eu só precisava de 3 ou 4 softwares. Consegui executar aquelas versões antigas (1998-2000) de 2 ou 3 softwares no Wine – e encontrei um modo de dispensar o resto.

Em Abril 2016 deletei o XP, e nunca mais me permiti “precisar” do Windows. – Isso já tem mais de 6 anos, e me sinto muito bem atendido naquilo que realmente preciso.

Se você não tem nenhum controle sobre seus desejos, você é apenas um joguete do que a propaganda manda em você.

3 curtidas

Tenho utilizado o Windows 10 por questão de praticidade para algumas tarefas, mas já passei um bom tempo no linux, o que faz com meu coração pulse para o lado tux da força. Mas meu notebook tem alguns problemas que não conseguir resolver no linux, mas espero resolver logo, assim posso migrar de uma vez para o Linux. Não vou dizer dessa água não beberei, porque pra jogos ainda é melhor opção, mas só por isso, não quero ter que ficar tendo dor de cabeça para rodar algum jogo, isso é a única coisa que me prende ainda no Windows, apesar de outras ferramentas. Mas sei que adaptar no linux é tranquilo para mim, pois já passei por esse processo.

1 curtida

Windows pra mim e so Dor de cabeça!! Problematico e inseguro!!
Vou continuar usando Linux por muito tempo!!

1 curtida

A natureza proprietária do Windows põe seus usuários em “armadilhas” como essa. Em 2025 ainda teremos muitos computadores incompatíveis com o Win11. Sim, distros de Linux também podem ser descontinuadas de modo arbitrário, mas o ecossistema do código aberto viabiliza facilmente alternativas.

5 curtidas

Essa coisa de forçar as pessoas a migrarem para a próxima versão não rola muito bem!! Só a Microsoft mesmo pra fazer isso. Coisa que não acontece com o Linux!!

1 curtida

Na verdade acho que o problema não é só forçarem a atualização, o problema é forçarem a atualização para um sistema que não vai rodar em grande parte das máquinas por aí

2 curtidas

Exatamente!!! E o que quer a Microsoft para que as pessoas nao fiquem desprotegidas com um sistema obsoleto e inseguro e Forcando a pessoa a comprar outro PC novo, assim eles ganham em cima das maquinas vendidas e novas licencas…

1 curtida

Verdade. Já viu quantos computadores por aí ainda rodam Windows 7 e 8.1, dois sistemas abandonados? Tem um motivo pra isso. Nenhum computador com 2gb de ram roda o Windows 10 direito. Muito menos o 11.

Assim o resultado são milhares de computadores utilizando sistemas operacionais desatualizados e sujeitos a centenas de vulnerabilidades (mais do que eles já tem).

Daqui a uns anos, acontecerá o mesmo com o Windows 10.

1 curtida

Quer um exemplo?
Eu trabalho numa concessionaria de veiculos, e o parque de maquinas deles e meio que obsoleto… Tem maquina la que ainda roda o Windows 7… e ate pouco tempo atras o Xp… agora que eles estao atualizando as maquinas quando elas ja nao servem mais para as pessoas que trabalham la. E o cara do CPD e tao ruim que nao ajuda muito a resolver os problemas das maquinas…
E quem precisa de ajuda pra resolver problema de TI com o cara do CPD… tem que meio que implorar pra ele fazer!! ate o meu PC em casa e melhor do que o deles!!! Brincadeira viu? …

3 curtidas

So a M$ mesmo? A RHEL tem o mesmo pensamento Fedora 37 pode remover compatibilidade com o modo Legado das BIOS - Diolinux
Por muita sorte a comunidade foi contra…

3 curtidas

E Windows é diferente? Qualquer coisa minimamente avançada (ou até básica como usar o sistema em modo seguro que por favor, não confunda com modo segurança) exige quase um MBA pra não ferrar completamente com o sistema, o problema não é no Linux, é a lógica de arquivo-pasta, até Mac OS o “sistema out of the box” tem o mesmo grau de complicação, o único sistema realmente intuitivo e fácil de usar é o iPad OS todo o resto está no exato mesmo nível de dificuldade

3 curtidas

Todo momento é um bom momento de migrar para o linux

2 curtidas

Windows e Linux são passado, a onda agora é smartphone com Android ou então Red Hat, Suse, Debian para grandes corporações.