Com o (fechamento) do Android daqui a alguns dias nao seria a hora do linux entrar no controle

Embora o Android utilize o núcleo (kernel) Linux, a verdade é que ele se distanciou completamente da filosofia de código aberto e liberdade que o Linux representa. Hoje, o mercado de smartphones vive um duopólio sufocante entre Google e Apple.Criar e amadurecer uma nova plataforma Linux de verdade,seria tao dificil assim,visto que todos poderiam de alguma forma se beneficiar com a escolha do linux,tendo em vista o fim da obsolecencia progamada,existe algum projeto que esta pelo menos tentando englobar celulares de todos tipos hardware ou marcas

O problema são os blobs proprietários de firmware que impossibilitam fazer um linux genérico rodar em todos os dispositivos, além dos processadores ARM não carregarem os drivers igual X86, cada dispositivo precisa de uma imagem específica para bootar, não é como um computador que vai carregando os drivers na hora. Tinha que ter um esforço para fazer engenharia reversa nesses blobs proprietários ou desenvolver uma plataforma modelo do zero e que fosse de baixo custo.

o android nunca esteve perto da filosofia. é uma empresa lucrativa, foi feito pra ganhar dinheiro.

sobre sistemas operacionais linux para smartphones, existem vários, só procurar o suporte pro seu modelo e trocar o sistema.

muitas comunidades fazem SO para smartphones há mais de 10 anos, eu mesmo já usei. só se atualizar sobre o tema.

Na verdade é só como SOCs e sistemas embarcados tipo os que temos em celulares, são fabricados hoje, não é culpa da arquitetura ARM. ARM SystemReady é um exemplo.

se “fechar” significa só instalar apps da loja oficial, creio que não será o fim do mundo. vejo muito catastrofismo mas o mundo não acabará por causa disso.

Isso. O que o Google vai fazer é restringir o sideloading de apps. Ainda vai ser possível mas será mais dificil. Além de criar um registro para todos os desenvolvedores. Sinceramente é o Google tentando resolver a bagunça que é o Android e deixar ele mais limpo. Vão reclamar muito mas ela precisar colocar ordem na casa.

E o google é governo agora para querer centralizar desenvolvedor e mandar no celular que eu paguei, com o meu dinheiro?

Um problema forte para qualquer empresa que tentar no ramo de S.O para smartphones será a falta de aplicativos, já vivi essa novela com o Windows Phone, fui usuário do Lumia 735. Para ter usuário precisa de app, mas pra ter app precisa ter usuários, é igual tentar o primeiro emprego, ninguém te quer porque você não tem experiência para poder ganhar experiência.

Tem o problema que o cara citou ali de que cada celular tem que ter sua imagem, além de terem driver’s de código mais fechado do que o coração daquela guria que te deu um fora.

Coloca na conta que o Linux não é tão popular(mesmo que a gente tente acreditar nisso) nem nos desktop’s, imagina ele puro nos celulares, e também já tem Custom Rom’s Linux tem bastante tempo.

A Hauwei tentou algo, mas não sei que fim deu, no meu ver isso é uma guerra perdida.

Realmente não faz diferença pro usuário final, que é a grande massa, nós esquecemos que as vezes somos insignificantes.
Isso é o fim do mundo para quem quer privacidade.
Mas, se formos olhar para o conjunto da obra, não faz mais sentido ter android a partir dos 3000 mil, se for para ter um sistema em que uma empresa quer mandar em mim sem liberdade nenhuma, que pelo menos seja a apple.

Acho que tem uma solução para o Google melhorar o Android no quesito de segurança e ninguém ficar reclamando. Google tinha que lançar duas versões do Android, igual acontece no Chrome. É lançado Chrome e Chromium. Então tinha que ter Android oficial do Google que vai estar nos celulares e a versão pura para quem quiser modificar. Nesse cenário, Google iria deixar a versão oficial mais fechada mas deixaria a versão aberta para quem quiser usar.

Atualmente já é assim.

Mas eles já mandavam antes, nunca foi possível desinstalar todos os serviços do Google. Outro ponto, ainda vai ser possível instalar apps de desenvolvedores não verificados, só ficou mais complexo, então, meio que não é grande coisa.

Desenvolvedores verificados ainda vão poder distribuir via sideload se assim quiserem, capaz de quem sabe ficar ainda mais fácil, sem ter que mandar as pessoas fazerem algo que honestamente é péssimo, permitir que qualquer APK seja instalável, sem critério algum.

não só o google, como a microsoft, samsung, apple e qualquer outra bigtech. usar linux é só o começo para ter liberdade de usufruir do dispositivo que você comprou. enquanto você usa o software da fabricante, nem o dispositivo é seu, você só pagou pela licença de uso.

é bem fácil de entender isso, por exemplo; quando o dispositivo não recebe mais atualização e a fabricante te obriga a descartá-lo. agora se você troca o bios e usa um sistema open source, ele se torna seu.

acredito que você tenha percebido isso tudo agora, e tá tudo bem. mas veja os pontos que você trouxe, o android pertence ao google, não tem como você tentar usar o sistema fora da bolha deles. essa luta de fechar cada vez mais o ecossistema já acontece há muito tempo.

acredito ainda (ainda mais com a chegada da IA e da popularidade dos computadores ARM) que teremos distros populares de linux para smartphones, é questão de tempo.

porém repito, tem imagens muito legais para smartphones para quem quer de fato parar de usar android.

Já existe isso, mas se chama Android Open Source Project ou AOSP. versão que vai estar nos celulares ai é negociada com as fabricantes dos celulares

O Grande problema que nem a google ainda resolveu o BO de ter imagens genericas pro android como tem pra PC, até tem a iniciativa, mas a compatibilidade não é simples(GSI)

Deveria ter uma regulamentação obrigando as fabricantes e o google a destravar completamente o aparelho e o sistema operacional após o end of life das atualizações de segurança, o mesmo pra Apple. Eu tenho um Galaxy S10 Lite em perfeitas condições de uso, inclusive muito mais potente que muito celular de hoje em dia, que está a mais de 1 ano já em end of life. O que eu posso fazer? Absolutamente nada, não existe nem um exploit que me permita destravar o bootloader e instalar outra coisa nele, ou seja, estou com um aparelho perfeitamente capaz e funcional que está travado em um sistema antigo sem atualizações de segurança. Também tenho um iPhone SE 2016 que é perfeitamente capaz e funcional porém travado da mesma forma, impossibilitado de sair daquele sistema. o iPhone SE nem sequer funciona o WhatsApp mais, sendo que é uma limitação totalmente artificial. “AH MAS É UM APARELHO DE 10 ANOS, COMPRA OUTRO!!” Pra que raios vou comprar outro se aquele está funcional?

EDIT: Além de destravar deveriam ser obrigados a fornecer os drivers para podermos rodar o sistema que bem entendermos, o negócio já não tem mais suporte mesmo po, vai virar ewaste.

infelizmente acho que não vamos ter nenhuma fabricante de peso fazendo fork do AOSP pra dar continuidade no projeto e também é um pouco complicado deixar de usar o google play services, viramos refém com o tempo. Tem também uns projetos por ai de “degoogled android smartphone”, a parte que torna mais inviável pra mim são os aplicativos de governo e de bancos.

Não sei como é na Samsung, mas na Motorola, quando ativa as ferramentas de desenvolvedor, aparece a opção de destravar o bootloader.

Estou acompanhando isso tudo já há algum tempo e creio que alguns aqui ainda não entenderam a verdadeira dimensão disso tudo.

Pra não precisar escrever tanto, aí vão dois links que podem ajudar no entendimento desse, eu diria, grande problema.

Só pq não é um problema que te afeta, não significa que não afeta outros indivíduos, me parece que vc tá considerando apenas suas necessidades de uso. exemplo: tenho equipamentos huawei que precisam de apps que não estão disponível nas lojas do google e samsung, esse é só um pequeno exemplo, existem milhares de uso. Tem questão de anonimato, muitos apps de segurança que tem desenvolvedor anonimo. E o principal afeta a liberdade, se vc comprou o aparelho e ele é seu, vc deve ter direito de instalar o que quiser, sem pedir permissão para o fabricante ou ninguém, é assim com computador, deveria ser assim com smartphone também.

Se continuar assim, ponto pra Motorola.