Colocar a barra de ferramentas do aplicativo no menu superior do Gnome

Olá, já vi muita pessoas que usam ubuntu, deixar aquele menu que aparece logo abaixo da barra de titulo da janela, o que aparreçe geralmente Arquivos, Ajudas, etc. E eu queria saber se tem como colocar este menu na parte do menu superior do Pop OS.

1 Curtida

Olá @GuilhermeLopes seja bem-vindo :wave:

No caso você gostaria de usar somente a barra superior com tudo nela e não usar mais a barra da lateral(dock)?
Se for isso, tem uma extensão chamada dash to panel que pode fazer este estes detalhes. Jogar o “Menu de Aplicativos” lá na barra superior, os favoritos lá também e mais detalhes de personalização ainda. Outra extensão seria a dash to dock, que move a dock (barra lateral) para outras partes do monitor, tem ajustes e tals. Eu prefiro a dash to panel. Você pode achar estas extensões na loja de aplicativos do Pop!_OS.

:pray:

Não seria bem isto que eu queria. Eu queria como no MAC OS que o menu de ferramentas do aplicativo fica na barra superior como na imagem abaixo:

1 Curtida

Ah entendi, então é algo mais detalhado.

O Dionatan fez um vídeo que pode te orientar no procedimento:

E foi com o Pop!_OS :smile:

“Um vídeo explica mais que mil palavras” ainda mais quando é o Dionatan ensinando.

Eu assistir o video, mas lá ele não explica como se faz isto

1 Curtida

:thinking:
Você teria o gnome tweaks(ajustes) instalado ae?

Eu tenho ele sim

Entendo. Você conseguiu “desbloquear” o shell no gnome tweaks(ajustes).

Como assim Desbloquear?

O shell da a forma da barra superior e o comportamento dela. O Shell do Pop!_OS é o do Gnome, então no gnome tweaks você teria de instalar um extensão chamada “user themes” para poder mudar a barra para o estilo do Mac. Considerando que você já assistiu o vídeo, então você já fez estes procedimentos e eu entendi. Parece que a barra não fica exatamante assim com estes menus lá em cima.
Eu estou replicando aqui para ver se consigo deixar exatamente assim, como na foto que você me mostrou. Já ja te dou um parecer. Também pode ser que o pessoal já conseguiu fazer isso, se puderem nos ajudar :smile:

Peço perdão pelo meu jeito mas já te passo alguma informação

Procure por “Menu Global” no Gnome, na Internet.

1 Curtida

Havia algumas extensões que faziam isso, mas estão desatualizadas há algum tempo. Também procurei um menu global, mas aparentemente não há como fazer isso atualmente no GNOME. Não de forma fácil, ao menos. Vamos ver se alguém tem alguma sugestão…

1 Curtida

Não tem menu global no Gnome, as extensões estão abandonadas há anos… tem que esperar mesmo ou se acostumar com o jeito de ser do Gnome. Se quer deixar a coisa semelhante ao MacOS, teria de usar KDE Plasma como interface gráfica

3 Curtidas

Entendi, obrigado a todos pela ajuda. Tem que fechar o tópico ou algo assim?

Marca algum tópico como solução e é isso aí! :wink:

É verdade, como disse o Rodrigo_Chile

Eu tentei ajudar mas acabei me “empolgando demais”, não me atentei ao Gnome não ter mais o pessoal dando suporte ao “menu global”. Neste caso oque eu poderia sugerir seria usar uma outra DE. KDE, XFCE, LXQT mas ae eu não tenho “intimidade” com estas DE. @GuilhermeLopes pesquisa sobre estas DE vai que de repente alguma delas consiga replicar o Mac melhor que o Gnome.

Deixando o Plasma com cara de MacOs

Com XFCE:

2 Curtidas

Tem a extensão do gnome chamada “Unite” que deixa o título do app e os botões de fechar na barra do shell, mas não lembro se dá para colocar um menu global com ela.

segue o link aí: Unite - GNOME Shell Extensions

Como o pessoal postou aí em outras DEs é mais fácil fazer essa customização. No KDE Plasma, por exemplo, tem um widget nativo do menu global que é só vc arrastar para a barra superior e está pronto, fica desse jeito como está no meu desktop.

2 Curtidas