Collabora Office lança suíte para trabalhos online e offline

Collabora Office agora oferece sua interface do Collabora Online como um aplicativo nativo para desktop, disponível para Linux, Windows e macOS, permitindo a edição offline e oferecendo boa compatibilidade com documentos.

A versão foi criada para trazer a experiência moderna e simplificada do Collabora Online (COOL) para os desktops, usando tecnologias web modernas como HTML, JavaScript, CSS e WebGL. A interface foi projetada para ser intuitiva e consistente, oferecendo uma experiência de edição contínua tanto em ambientes online quanto offline.

A suíte é baseada no código do LibreOffice e inclui ferramentas para processar textos, planilhas, apresentações e gráficos vetoriais. A versão de desktop também elimina dependências de Java e reduz a complexidade das configurações, resultando em uma instalação mais leve.

No entanto, não inclui certos componentes da versão Classic, como o aplicativo de banco de dados Base ou um editor avançado de macros, mas ainda suporta a execução de macros.

A suíte mantém boa interoperabilidade de documentos, com suporte para formatos como DOCX, XLSX e PPTX, além do formato ODF, que é o padrão aberto do LibreOffice. O Collabora Office não coleta dados de usuários e funciona offline, oferecendo maior controle e privacidade.

A versão de desktop foi otimizada para funcionar sem a necessidade de conexão com a internet, mas continua a oferecer a mesma interface e funcionalidades do Collabora Online, permitindo aos usuários uma transição fácil entre os dois ambientes.

Para desenvolvedores e empresas, a nova versão oferece a possibilidade de integrar funcionalidades específicas da plataforma que não são totalmente acessíveis pelos navegadores, como suporte aprimorado para a área de transferência, impressão e gerenciamento de arquivos.

O lançamento foi feito com o objetivo de melhorar a experiência do usuário e abrir caminho para mais feedback da comunidade. A empresa espera usar esse feedback para melhorar ainda mais o produto, ajustando suas funcionalidades e corrigindo eventuais falhas.

A suíte office está disponível para Linux apenas em flatpak, que você instala como:

flatpak install pacote_desejado.flatpak

2 curtidas

Testei o Collabora Office. Bom, é um projeto que está se iniciando, então continuarei com o LibreOffice, mas acompanharei o projeto de perto e talvez dê uns feedbacks.

Pontos positivos:

• A interface: finalmente um LibreOffice com uma interface minimamente decente, não é tão bonita quanto a do Microsoft Office, mas é melhor do que aquela interface hedionda do Notebookbar, tanto que continuo usando a interface clássica/padrão do LibreOffice. Sei que tem muita gente que gosta da interface “M$ Office 2003“ do LibreOffice, mas “mercadologicamente” falando essa interface datada é ruim para o LibreOffice, certamente há pessoas que se afastaram do projeto só por conta da interface.
  • Mais avançado que o OnlyOffice em certos aspectos: são coisas pequenas, mas que fazem a diferença. Por exemplo, quando clico numa imagem com o Collabora, o menu é alterado para o contexto de imagens, o OnlyOffice não faz isso.

Pontos negativos:

• Performance: pode até ter tirado o Java, mas é um wrapper de uma interface web em vez de algo realmente nativo. O desempenho não é tão bom quanto comparado ao LibreOffice, espero que otimizem a suíte com o tempo, pois trabalho com arquivos grandes, o que me leva ao ponto seguinte. Minha crítica foi em relação ao LibreOffice, mas está bem melhor do que o OnlyOffice.
  • Problema com arquivos… ODT: Tenho alguns arquivos ODT com muitas páginas, imagens e tabelas. Alguns carregaram os elementos muito lentamente e outros nem sequer abriram, não chegou a travar o programa, mas simplesmente não carregou nada para alguns arquivos. Tenho dois arquivos grandes contendo o mesmíssimo conteúdo, um em DOCX feito no Microsoft Office e o outro em ODT feito no LibreOffice, o Collabora só conseguiu abrir o arquivo DOCX :clown_face:
  • Falta do LanguageTool: Não sei se me passei, mas aparentemente não tem suporte ao LanguageTool, mas certamente é algo passageiro, cedo ou tarde o suporte será adicionado