Uso Linux desde 1997 e digo que ele não é mais flexível, confiável e seguro do que a concorrência, mas é muito mais divertido. Passei muitos dias (e fins de semana) ajustando meu desktop simplesmente porque podia.
Alguns dos desktops que configurei são tão incríveis, que os amigos queriam saber como eles poderiam fazer o mesmo. E ficavam desapontados ao saberem que seu sistema operacional não permitia fazer o mesmo.
Para esse fim, eu compartilho algumas das coisas legais que você pode fazer apenas no Linux. Meu objetivo não é só convencê-lo de que ele é um sistema operacional incrível, mas a experimentá-lo.
Sem mais demora, vamos lá.
Mude
Em primeiro lugar, o Linux é uma questão de escolha. Há muitas opções disponíveis, que já as escolhas difíceis para você (kernel, shell, boot, rede etc). Algumas distribuições limitam tais opções, evitando que usuários sejam inundados com opções. Mas até isso é alterado, se quiser.
Em questão de minutos, você pode alterar seu ambiente de desktop para um que se assemelhe ao Windows, MacOS ou algo completamente diferente.
Revive hardware antigo
Lembra quando o Windows 11 foi lançado e muitas pessoas descobriram que vários computadores não suportavam esta versão? Esse não é o caso do Linux. Na verdade, existem versões que são criadas especificamente para rodar em hardware mais antigo.
Se você tem uma máquina com cinco anos de idade e presumiu que ela estava indo para o lixo, pegue uma versão leve do Linux, instale-a nessa máquina e veja-a funcionar muito bem.
Nunca se preocupe com o bloqueio
Um dos problemas com sistemas operacionais como Windows e MacOS, é o aprisionamento ao fornecedor. Com o MacOS, você faz as coisas do jeito da Apple. Com o Windows 11, com o da Microsoft.
Com o Linux, você faz as coisas do seu jeito. Se houver algo que você não gosta, você pode ajustá-lo para atender às suas necessidades e fluxo de trabalho. E quase todas as distribuições Linux permitem essa personalização.
Eu prefiro trabalhar de uma maneira que se adapte às minhas necessidades, do que alinhada com a ideia de um terceiro, sobre o que é “eficiente”. Na maioria das vezes, acho que a ideia de eficiência deles não chega nem perto da minha.
Atualize sem reinicializações
Quantas vezes você atualizou o Windows ou o MacOS, apenas para descobrir que a atualização realmente acontece durante uma reinicialização? Para mim, eu poderia usar esse tempo realmente sendo produtivo. Essa é mais uma razão pela qual acho que o Linux é superior à concorrência.
No Linux, faço uma atualização completa, enquanto continuo trabalhando no desktop. Na maioria das distribuições Linux, a única vez que você precisa reiniciar - após uma atualização - é se o kernel for atualizado. Caso contrário, continuará usando o sistema operacional.
Execute o software do Windows
Para quem precisa rodar o software Windows no Linux, existe o WINE, “software” instalável que permite instalar o software Windows e executá-lo no Linux. Está nos repositórios padrão da maioria das distribuições.
Instale toneladas de software… de graça!
Você pode ter ouvido que não há software disponível para Linux. Há milhares de softwares que podem ser instalados. E graças a Snap e Flatpak, AppImage, instale aplicativos proprietários, como Zoom e Spotify.
O MacOS e o Windows têm uma grande variedade de softwares em suas lojas, mas você não encontrará quase a seleção de softwares gratuitos (e sem anúncios) disponíveis para Linux. Neste, gerenciá-los é mais fácil a partir do terminal ou da GUI.
Você pode adicionar repositórios de terceiros ao seu gerenciador de pacotes, para instalar ainda mais software. Em outras palavras, o Linux oferece consideravelmente mais flexibilidade nessa parte.
Impressione seus amigos
Com o Linux, crie um ambiente de desktop que impressionará seus amigos. Existem desktops (como Xfce, Enlightenment e KDE Plasma) que são configurados para parecerem obras de arte tecnológicas. É uma ótima maneira de deixá-los com inveja… e é muito divertido.
Desfrute de uma confiabilidade inédita
Nos anos em que tenho usado o Linux, raramente tive problemas sérios. Embora uma vez eu tenha acabado com um servidor invadido e um rootkit instalado, isso foi uma anomalia para mim. Fora isso, a grande maioria dos problemas que encontrei foram solucionados em minutos.
Linux simplesmente funciona. É muito simples e funciona. Então, se você está procurando uma maneira de colocar a diversão, flexibilidade, facilidade de uso e confiabilidade de volta à computação, experimente o Linux.
FONTE: aqui
PS 1: apesar de haver trocentos softwares gratuitos, pague por eles, se puder. O valor que der! Isso ajuda aos desenvolvedores. Ninguém vivie de brisa.
PS 2: falta para o ecossistema linux uma forma de pagamento facilitada, como existe para o android. O usuário paga em reais e faz-se a transferência automaticamente, sem depender de cartão de crédito, paypal etc.