Código PHP não é imprimido na tela (XAMPP)

Bom, estou aprendendo PHP e instalei o Xamp certinho, ele executa normalmente códigos HTML. Porém quando dou um simples:

echo “Mensagem”;

A mensagem não aparece na tela. Apenas conteúdo HTML. E sim, o arquivo está salvo em .php

Tem de ligar o servidor apache que está no xampp, passar o arquivo para a pasta htdocs dentro da pasta do xampp, e depois no teu browser na url colocas localhost/…caminho…/ficheiro.php.
O caminho por defeito é dentro da pasta htdocs.

Como é uma linguagem server-side, necessitamos de um servidor, mesmo que seja o nosso computador, para fazer a conversão php -> html e mandar para o teu browser.

1 curtida

Está dentro da pasta, o apache criou uma pasta em var/www/HTML
Confira minha configuração, lembrando que não entendo muito de redes.

Tens a certeza que gravaste o ficheiro correto e o caminho é o do ficheiro olá mundo?

Se mesmo assim não resultar veja nas configs do xampp a pasta em que o apache vai buscar os ficheiros. Parece tar tudo normal, mas vou dar uma pesquisadela.

Sim, está tudo normal inclusive os ficheiros são listados no server. Tentei com o Xampp 5 e 7 e fica assim :sleepy: vou testar em uma máquina virtual e depois posto o resultado.

Tenta digitar o número da porta asseguir ao localhost. Esse erro é esquisito.

localhost:81/caminho…

Consegui resolver! a solução foi modificar o arquivo dir.inf que pode ser aberto direto por este link:

sudo gedit /etc/apache2/mods-enabled/dir.conf

/etc/apache2/mods-enabled/dir.conf
<IfModule mod_dir.c>
    DirectoryIndex index.html index.cgi index.pl index.php index.xhtml index.htm
</IfModule>

Aí movi a index.php para ficar em destaque na primeira posição depois da especificação DirectoryIndex.

/etc/apache2/mods-enabled/dir.conf

<IfModule mod_dir.c>
    DirectoryIndex index.php index.html index.cgi index.pl index.xhtml index.htm
</IfModule>

Por fim dei restart no apache com o comando:

sudo systemctl restart apache2

E funcionou!

1 curtida

Algum erro de instalação ou assim, se resultou.

Estava lendo um post e ele dizia para corrigir isso pois poderia dar problemas, o que aconteceu no meu caso, foi muita sorte achar a solução em post nada a ver com o assunto kkk.

1 curtida