Clonezilla, uma das melhores ferramentas de cópia de HDs e partições.

Clonezilla, uma das melhores ferramentas de cópia de HDs e partições. - Diolinux

O Clonezilla é uma ferramenta de clonagem de discos baseada em Linux capaz de duplicar sistemas operacionais inteiros.

7 curtidas

Uma ótimo ferramenta porém meio defasadas, isso a mais de 10 anos, principalmente por ser grátis, mas falta uma interface gráficas.
Hoje o AOMEI também grátis, faz o mesmo, já com sistema bootavel e com mais opções, logicamente também gratuito

4 curtidas

excelente ferramenta. tem até iso com uefi habilitado. sempre usei.

Há muito tempo… Usava o comando de para fazer clonagem da partição do HD com o SO…
Tem tempo que não preciso mais…
Mas, vou brincar com a sua indicação…

Pra quem quer uma ferramenta com opções avançadas o Clonezilla é uma boa.
Mas se tratando de ferramenta “user friendly” eu acho que o Rascuezilla é muito superior, justamante pela simplicidade de informações e a existencia da interface gráfica do projeto.

2 curtidas

O Clonezilla da para instalar em uma segunda partição do HD e SSD e através de um shell script fazer restauração do sistema automaticamente sem precisar fazer nada, igual aquela que vem nos computadores e notebook das grandes fabricantes.
Para quem é avançado em usar o Clonezilla da para fazer coisas incríveis.
Fica a dica, na hora da clonazem do Windows, vá na opção avançada e ative a opção de não salvar o arquivo de hibernção ( hiberfil.sys ) e paginação ( pagefile.sys ) para a imagem ficar ainda menor.

3 curtidas

No dia-a-dia, uso o GParted ou o KDE Partition Manager para “mover” partições (copiar, colar, depois deletar o original). – Como tenho várias distros, posso usar uma delas para lidar com as partições de uma outra. – A vantagem é que elas já estão configuradas e com todas as ferramentas que uso. Em casos extremos, recorro a uma sessão Live, de alguma ISO que baixei recentemente e queimei em DVD.

Mas eles não lidam bem com tantos formatos. – Para “mover” partições BtrFS e XFS, o Clonezilla é mais poderoso, apesar de menos amigável.

Equipe Diolinux salvando vidas como sempre hehe.
Excelente matéria.

1 curtida

Eu sempre sonhei em ter algo do tipo:

Configuro um programa ou um script e, digamos, semanalmente(ou diariamente) ele faz um backup (incremental ou não) de todo o HD, de forma que se o computador desse problema eu simplesmente clicaria em um botão( ou digitaria um código) e ele retornava ao estado anterior.

Existe alguma forma de fazer isso da forma mais automática possível ?

Pode passar o site oficial por favor? :slight_smile: Obrigado!