Olá, gostaria de clonar um disco de 500gb inteiramente (disco esse que está com o Fedora Linux instalado) para um Disco menor de 480gb. Já tentei usar alguns apps como o BalenaEtcher e MacriumReflect, mas não funcionou. O meu maior problema está na maior partição do disco inicial, pois o tamanho dessa partição já ultrapassa o tamanho do disco de destino.
Adicional: esse fedora foi recentemente instalado, portanto, contém poucos dados
Se precisar de mais informações estou aqui
Usando o Acronis true image acho que consegue fazer isso, já fiz muito de clonar uma partição menor e restaurar em uma partição maior. Não lembro se já fiz o contrario como vc disse
Não conheço nenhuma ferramente linux ou free que faça isso.
Mas depois de instalado no windows o acronis consegue criar um disco bootável que pode ser usando em qualquer máquina/sistema operacional
o Acronis true image é pago, mas vc pode usar o jack sparrow.
para instalar no windows e depois criar o disco bootavel do acronis.
1 curtida
As ferramentas mais difundidas para clonagem nos sistemas GNU/Linux são o Clonezilla ou o Rescuezilla. O ideal é vc dar boot no computador com o sistema (imagem de disco clonezilla/rescuezilla) para clonagem, garantindo assim que nenhuma partição está ocupada. Se quiser garantir que não vai ferrar teu windows, vc pode também desconectar o disco com Windows para não ter erro de copiar dados em cima dele. Como última recomendação, tenha sempre backup dos seus dados em um dispositivo externo.
Acredito que as ferramentas para windows não vão conseguir acessar o sistema de arquivos para copiar somente os arquivos, assim conseguindo clonar para um disco menor. A cópia cega, que copia todos os bytes da partição, não vai funcionar justamente pelo disco ser menor. Teoricamente até é possível, mas vc teria que reparticionar o disco de origem para garantir que nenhum dados esteja depois dos 480GB e aí sim vc faz uma cópia cega e, mesmo não conseguindo copiar os dados finais, nada de importante seria perdido.
1 curtida