Salve Galera!
Então, desde quando eu ligo o PC o clock da GPU e da Memória da GPU ficam respectivamente 1770Mhz e 7000MHz (que eu acredito que deve ser o máximo), só que isso é desde quando eu ligo o PC e não tem nenhum jogo ou trabalho gráfico rodando. Eu tenho uma leve impressão, não é certeza, que não era assim. Alguem com mais conhecimento sabe me dizer se isso é normal?
1 curtida
Outro detalhe é que sem utilização também as ventoinhas da placa giram a + 1160 RPM, antigamente eu usava uma gtx 1060, e sem rodar jogos ela nem ligava a ventoinha
Olá @wicthor tudo bem contigo?
Nenhum hardware deveria ficar o tempo todo no modo de consumo máximo sem necessidade. Quais testes você já fez?
- Já removeu o driver de vídeo e instalou a versão mais recente baixada do site da Nvidia?
- Já checou as configurações no painel de controle da Nvidia se ela não está com algum modo “overclock” ligado por acidente?
- Já conferiu se as ventoinhas não estão sujas ou com algum cabo obstruindo sua rotação normal?
Compartilhe mais detalhes sobre o restante do hardware do seu PC para que a comunidade tenha mais base para poder tentar te ajudar.

3 curtidas
Então @eddiecsilva essa RTX 3070 eu to usando a somente a uns 3 dias, é nova, então não tem obstrução nas ventoinhas, o driver também é o mais recente, enquanto as configurações eu só fiz algumas configurações básicas para jogos, como setar em máximo desempenho, algumas opções de DSR, e modo de baixa latência, já desfiz essas alterações, mais aparentemente não foi isso. Teve sim uma vez que liguei pra testar um overclock automatico direto no Geforce Experience, mas percebi que ocorreram algumas instabilidades e também desliguei.
Sendo um hardware novo as chances de defeito diminuem bastante, mas não tem como descartar sem testes.
A obstrução da ventoinha nem sempre é sujeira, um cabo mais posicionado pode gerar esse tipo de prolema também. Sugiro dar uma checagem dupla nisso.
Se possível, dê um reset geral em qualquer configuração que você tenha feito e volte ao padrão de fábrica. É preciso eliminar as chances de qualquer possível erro na configuração.
Dê detalhes do seu hardware como o modelo exato das peças do seu computador (fabricante/modelo), assim a comunidade pode pesquisar para saber se existe algum problema conhecido em alguma delas.
Sem informações detalhadas, fica difícil sugerir testes.

Eu já estava pensando em formatar meu PC porque troquei alguns hardwares, vou aproveitar pra fazer uma limpa completa e descartar problemas de configuração, volto depois com os resultados.
1 curtida
Vim trazer a conclusão da história. Formatei meu PC, e tudo voltou ao normal, o Clock da memória e da GPU vão subindo conforme a necessidade, e a ventoinha também agora só inicia quando a temperatura fica acima de 60°. Fiquei pensando no que poderia ser, só consigo especular que talvez foi alguma configuração no MSI Afterburner que persistiu depois que eu troquei minha placa de vídeo, infelizmente (ou felizmente) será um eterno mistério. Obrigado pela contribuição @eddiecsilva.
2 curtidas
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.