Boa tarde pessoal,
Procurei aqui no forum algum tópico sobre este assunto e não encontrei nada a respeito e, por se tratar de um detalhe que pode atrapalhar muito algumas pessoas (como a mim mesmo), achei que seria pertinente trazer essa dúvida para este forum.
Estou acostumado, no windows, a usar o clique do botão do meio do mouse para funções diversas nos programas. Em alguns editores de texto/código, este clique abre uma pequena circunferência que pode ser usada para scrollar o texto ou o código, em navegadores pode ser usado para abrir links em novas abas ou para fechar abas e assim vai, com cada programa remapeando o uso desse botão de sua forma.
Contudo, no linux o uso deste botão trás uma experiência terrível, ainda mais para quem está acostumado a usar com tanta frequência essas funcionalidades. Por padrão, ele vem configurado para “colar”. No início pensei que fosse só questão de me acostumar a usar o mouse de outra forma, mas hoje, que estou sendo forçado a utilizar o linux (xUbuntu 20.04 para ser mais exato) por conta de um novo emprego para programar, estou quase comprando um mouse e arrancando a wheel só para usar no linux. Já perdi a conta de quantas vezes colei blocos de código sem perceber no meio de milhares de linhas só por clicar acidentalmente o botão do meio do mouse.
Visto tal problema comecei a pesquisar soluções para isso, mas infelizmente toda solução que encontro se resume a remapear os botões do mouse de forma a desabilitar completamente a usabilidade dessa tecla (sendo que ela ainda pode ser usada no navegador, por exemplo, então eu não gostaria de fazer isso), ou se não, encontro outras soluções que simplesmente limpam a área de transferência quando o botão é pressionado para “evitar” que algo seja colado, o que gera um grande transtorno já que o conteúdo da área de transferência pode estar em uso no momento do clique.
Tentei usar o gnome-tweak-tools mas este desabilita a função apenas em uma lista de aplicativos e não de forma geral no sistema, o que não me ajuda.
Alguém conhece alguma forma de desabilitar essa “função” de colar com o clique do meio do mouse que não seja desabilitar completamente a tecla do mouse ou limpar a área de transferência ?