Click errado ao segurar o botão direito no menu de contexto

Quando eu click com o botão direito do mouse, às vezes, devido ao mouse está ruim, ele simula um click hold e acaba clickando na opção errada. Eu gostaria de desativar, se possível, a opção de clickar sobre as opções do menu de contexto apenas com o botão direito.

Simulação: Seguro o botão direito, abre menu de contexto, solto o botão direito sobre a opção e ela é executada. ⇽ quero desativar isso.

Já abri um monte de coisa errada no VScode por causa disso. Eu clico, o mouse ruim acha que estou segurando o click e acaba executando a opção errada.

Não achei nenhuma opção sobre nas configurações, nem a solução em fóruns gringos. :frowning:

Sistema: Linux Mint XFCE4 21.3

Obs.: no windows 10 está normal, o menu de contexto não aparece quando eu seguro o botão direito, apenas quando seguro e solto ou clicando.

No i3wm também acontece, seguro o botão direito, aparece o menu de contexto, movo o mouse para uma das opções (ainda segurando o botão direito), solto o botão direito e a opção é executada. :sob:

1 curtida

Olá @leydsonandrey, boa noite, note bem você que desativar a funcionalidade de selecionar opções do menu de contexto soltando o botão direito do mouse não é uma configuração diretamente acessível ou corriqueiramente disponível em muitos ambientes de desktop, incluindo XFCE e i3wm,ou seja , não é uma habilitação padrão em alguns estados do Mint. Mas, tem como você contornar a situação a esse problema,ajuste as configurações do mouse e tente ajustar a sensibilidade do seu mouse. Vá em Configurações > Mouse e Touchpad e ajuste a velocidade do clique e do movimento. Isso pode ajudar a evitar cliques acidentais. Note também que a durabilidade do Clique em alguns ambientes permitem ajustar a duração que um clique é registrado. Faça uma verificação :heavy_check_mark: se há essa opção disponível.

Pensa bem você que pode haver alguns casos,em que utilizar ferramentas de acessibilidade pode ajudar a ajustar o comportamento do mouse. No Linux Mint XFCE, você pode encontrar opções de acessibilidade em Configurações > Acessibilidade.

Já na parte de configuração de mouse no i3wm, você pode ajustar o comportamento do mouse através do arquivo de configuração do i3 ~/.config/i3/config ou ~/.i3/config. Você pode Adicionar ou ajustar a seguinte configuração, cidadão:

bindsym --release button3 nop

Esse simples comando acima faz com que o botão direito do mouse button3 não faça nada ao ser solto.

Já no VSCode, você pode configurar teclas de atalho para evitar o uso do mouse para abrir o menu de contexto. Use as teclas Ctrl + Shift + P para abrir a Paleta de Comandos e digite Preferences: Open Keyboard Shortcuts. Configure atalhos que substituam a necessidade de usar o menu de contexto, então eu imagino que isso possa resolver sua pendência nessa situação de conflito no seu sistema Mint Linux.:coffee:

1 curtida
  • Não tem nada ativado nas configurações de acessibilidade;
  • Não tem como mudar o tempo do click para esse problema (não muda em nada);
  • Vscode: tô pensando é em migrar para o neovim de novo.

Infelizmente, terei que viver com essa maldição eternamente. :sob:

Post sobre esse mesmo problema no fórum do XFCE: Right-click context menu "click on release"/"double-clicking" issue / Desktop / Xfce Forums

Att.: Bem, não é bem uma solução, mas estou usando o Easystroke para evitar isso.
Solução encontrada aqui: right click menu on mouse release (windows behavior) - Ask Ubuntu

1 curtida

O xmodmap pode ser usado para remapear os botões do mouse, você pode tentar já que não haja uma maneira direta de desativar o botão direito, você pode tentar remapear a função do botão direito para outro botão que não afete suas ações normais.

xmodmap -e "pointer = 1 9 3 4 5 6 7 8 2"

Nesse caso do código acima,isso remapeia o botão do meio 2 para o botão direito 3. No entanto, isso pode interferir em outras ações do mouse, então cidadão pondere caso não queira prosseguir, mas caso queira avançar :fast_forward: pensa você que para reverter, a ação do comando acima,você pode executar:

xmodmap -e "pointer = default"

O Sr. também pode usar xinput para alterar as propriedades do dispositivo do mouse. Então primeiro, liste seus dispositivos de entrada:

xinput list

Então você vai encontrar o ID do seu mouse e então liste as propriedades desse dispositivo:

xinput list-props <ID_DO_MOUSE>

Procure também meu caro,pela propriedade Evdev Middle Button Emulation e ative-a, se disponível. Isso permite emular o botão do meio quando os botões esquerdo e direito são pressionados simultaneamente:

xinput set-prop <ID_DO_MOUSE> "Evdev Middle Button Emulation" 1

Então agora nota bem você, que podes reduzir a probabilidade de um clique acidental, mas não é uma solução completa para desativar o menu de contexto.
Outra solução mais avançada é criar um script que monitore o botão do mouse e impede que ele selecione uma opção ao soltar o botão direito:

O script de monitoramento cria um script que detecta o clique do botão direito e anula digamos assim,o evento de soltar o botão:

#!/bin/bash

# ID do dispositivo do mouse (substitua pelo seu ID)
    DEVICE_ID=$(xinput list | grep -i 'mouse' | awk '{print $6}' | cut -d'=' -f2)

# Loop infinito para monitorar eventos do mouse
    while true; do
        xinput --query-state $DEVICE_ID | grep -q "button\[3\]=up"
        if [ $? -eq 0 ]; then
            # Consome o evento de soltar o botão direito
            xinput --disable $DEVICE_ID
            sleep 0.1
            xinput --enable $DEVICE_ID
        fi
        sleep 0.01
    done

Você deve salvar o script como monitor_mouse.sh e dê permissão de execução:

chmod +x monitor_mouse.sh

Logo você deve executar o script em segundo plano:

./monitor_mouse.sh &

Essas solicitações no bash são mais técnicas e podem não resolver completamente o problema, mas uma diretiva , um caminho para mitigar esse comportamento, indesejado. No Mint eu me virei pouco, mas sempre dei alguns pulos.

AFF,kk, sabe como é ne?! O dia dia no Linux tem dessas emoções fortes.:fist_right::fist_left:

1 curtida

Meu pc não tankou o while, começou a travar o mouse. hahaha

Continuarei usando o Easystroke mesmo. Ele resolve o hold click e ainda possibilita desenhar na tela ao segurar o botão direito. haha

Obrigado pela ajuda!

1 curtida

Tudo bem então, boa noite e always grateful, sucesso sempre no seu sistema.:clap:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.