Clear Linux da Intel libera atualização com GNOME 42

Clear Linux da Intel libera atualização com GNOME 42 - Diolinux

O Clear Linux da Intel foi a primeira distribuição a oferecer o GNOME 42 a seus usuários, venha saber um pouco mais sobre este sistema e algumas das novidades dele.

6 curtidas

Ponto para Intel.

Já utilizei o sistema, mas tive problemas com pacotes. Não sei como está atualmente.

2 curtidas

Não sei cara, ficou um pouco click bait, o Clear foi o primeiro a liberar com GNOME 42 mas aonde eles estavam, no desenvolvimento? quem fez os test days? quem está corredo junto no desenvolvimento do GNOME?
A intel participa do desenvolvimento do GNOME OK, mas aonde a coisa acontece é no Fedora rawhide que é o boi de piranha, então não é um ponto para a Intel, quem está testando e reportando bugs não são os usuários do Clear, até porque não conheço muitos :upside_down_face:

https://testdays.fedoraproject.org/events/128

E mais até o fedora 35 tem o GNOME 42 caso queira.

https://copr.fedorainfracloud.org/coprs/tuxino/Gnome-42/

Eu instalei no meu Athlon II para testar semana passada.

3 curtidas

Aqui está os deles.

Mas não conheço.

Acho que também ajudam.

1 curtida

Sim ajudam, mas não pode ser usada como parâmetro, como pode observar o tuxino compilou o GNOME 42 para o fedora 35 não é coisa do outro mundo ter o GNOME 42 , é de boas, é só questão de ter tempo, eu sempre compilei as versões em desenvolvimento e testei muitas MR que me pediram no grupo do Telegram pois é algo que eu e outros gostamos de fazer para ajudar o projeto, nightly builds do rawhide sempre trazem as versões mais recentes do GNOME só quem faz isso é o GNOME OS nighly em comparação.

https://openqa.fedoraproject.org/nightlies.html

Eu até reli a matéria para ver onde nós afirmamos que a Intel tem todo esse nível de importância no desenvolvimento do GNOME, todo o conteúdo gira em torno de apresentar o Clear Linux, no contexto deste conteúdo fica claro que quando falamos pioneiro foi na liberação de uma build oficial com o GNOME 42 completo incorporado.

O conteúdo se ateve aos fatos que foram amplamente divulgados também por outros veículos de comunicação nacionais e internacionais, então, chamar de “click bait” me parece bem desproporcional em relação ao que foi entregue.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Dúvida, de quem eventualmente usa:

Clear Linux já tem versão em português?
Pareceu-me bastante promissor, mas o fato de ter que usar o SO em inglês pareceu-me menos produtivo. Mas tenho curiosidade de usá-lo na minha máquina Intel.

O Clear não tem tradução para pt-br e provavelmente não terá tão cedo, o foco deles não é o usuário de desktop “comum” - eles estão inseridos em outro contexto.

Por mais que seja uma atualização bem-vinda.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Tranquilo Xará, acho que me excedi no comentário peço desculpas desde já.
Vou até baixar para testar e talvez fazer um dual boot aqui pois meu rawhide tá encostado e a última vez que o testei foi quando estava bem na fase inicial de desenvolvimento.

Um abraço. :vulcan_salute:t6:

2 curtidas

A questão do idioma da interface não deve ser um problema pois o Desktop padrão é o GNOME, talvez alguns aplicativos não aceitem as alterações feitas pelo centro de controle, mas as aplicações do GNOME todas assumirão o locale selecionado.

Agora eu me lembrei por qual motivo não fiquei com o Clear instalado, ele vem muitas aplicações com a mesma função e não é tão fácil de remover :frowning:

1 curtida

nunca consegui compilar as versões dev do gnome direto do git, tem alguma referencia? todas que pesquisei e usei nunca deram certo.

Antigamente eu utilizava o GIG (GNOME Instalation Guide para a versão 1 e 2) ultimamente eu tenho feito manualmente nos programas do meu interesse (instalando direto na raiz), mas geralmente o pessoal utiliza o jhbuild Projects/Jhbuild/Introduction - GNOME Wiki! que não interfere nos pacotes do sistema.
As vezes é um pouco chato quando falta alguma dependência de biblioteca que ainda não tem no repositório da distro e não tem nenhuma referência na documentação daí você tem que garimpar, mas normalmente o gerenciador de pacotes consegue puxar a maioria delas o que facilita um pouco o trabalho de compilação, tem uns pacotes que são mais chatinhos como o Boxes mas a maioria é tranquila.

1 curtida