[Citrix workspace] - Teclado para de funcionar subtamente no Gnome+Xorg

Olá comunidade.
Tenho o Fedora 41 instalado na minha máquina e estou usando o Gnome com Xorg.
Por algum motivo, que ainda não descobri o porquê, o teclado para de funcionar subitamente dentro da VDI do Citrix.
Fora da VDI o teclado funciona normalmente.
E isso ocorre com o teclado externo e o do notebook.
Na sessão com Wayland esse comportamento não ocorre, porém eu evito de usar pois os atalhos que uso com a tecla super e al+tab não funcionam dentro da VDI, elas fazem uma chamada para o Fedora uso elas com frequencia.
E outro problema é quando a telas desativam por inatividade. O monitor do notebook (principal) não torna a ligar, somente o segundo monitor.

Alguém ja passou por isso ou sabe como pegar algum tipo de log de eventos para tentar ter algum insight?

Desde já agradeço!

Sei que já faz um bom tempo deste o tópico, mas segue algumas coisas que tentei e que deram certo em algum grau.
No fim, acabei abandonando o Fedora e instalei o Pop_OS, e por algum motivo, o comportamento estranho do XOrg, não ocorria.
Fiquei neste setup por alguns meses.
Agora estou usando o tal do AnduinOS e pra mim está ok, porém ele usa Wayland por padrão. apesar de não ser um bicho de 7 cabeças mudar para o XOrg, tentei usar o wayland mesmo com a limitação das teclas de atalho da VDI Citrix que uso.
Pesquisando um pouco mais a fundo, consegui achar este Post do AskUbuntu com o título [Ubuntu 21.10 Gnome 40 Citrix Keyboard Combinations.
Ele orienta a execução dos seguintes comandos

gsettings set org.gnome.mutter.wayland xwayland-grab-access-rules "['Wfica']"
gsettings set org.gnome.mutter.wayland xwayland-allow-grabs true

Impressionantemente está funcionando muito bem.
Forte abraço

1 curtida