CIQ (Rocky) faz exatamente o que critica a RHEL de fazer

Continuando a novela dos Enterprise Linux, a CIQ, organização por trás do Rocky Linux está fazendo exatamente, se não pior, o que critica a RHEL de fazer.


Alguns internautas estão criticando as ações da CIQ de colocar atrás de um pay-wall o código fonte e os binários distrubuídos pelo programa LTS da organização, sendo que a própria CIQ acusa a Red Hat de não ser realmente “Open Source” por fazer o mesmo.

E, sendo pior que a Red Hat, não possui um ambiente de desenvolvimento aberto (como o Gitlab) e nem mesmo um modelo de inscrição gratuita.


A equipe do Rocky Linux diz ser independente da CIQ/RESF e, se por algum acaso entrem em conflito, seria possível de separar da organização. Mas isso pode ser invíavel, por ser a RESF que custeia o Rocky e também detém as trademarks e branding do Rocky.


1 curtida

E o OpenELA já foi pro saco? Kkkkk

Pelo que eu entendi não é exatamente o caso, o tal “paywall” é mais um livepatch que qualquer outra coisa, para quem não quiser (por qualquer motivo estranho que seja) atualizar o campo patch da imagem do sistema eles oferecem a possibilidade de manter a imagem inalterada e receber os updates, enquanto os usuários que usam a imagem gratuita recebe a atualização (e o código por tabela) livremente desde que atualizem a imagem… sei lá meio non-sense criticar isso, é tipo dizer que o Debian cobrar pelo repositório backport no stable é errado, mesmo que todo mundo na unstable receba exatamente o mesmo patch

1 curtida