Cinnamon faz cair desempenho de placas NVidia?

Fala pessoal.

Tenho pesquisado sobre Linux Mint e em um vídeo do YT um usuário de lá me disse que era pra eu ter cuidado com Cinnamon porque ele costuma fazer o desempenho das placas de vídeo da NVidia cair.

Isso ocorre mesmo?

Inclusive ele me recomendou usar o Mint LMDE pra não ter esse problema.

Que também usa Cinnamon?

Uma coisa seria recomendar o Linux Mint XFCE. O Linux Mint XFCE tira o Cinnamon e tem efeitos gráficos mais simplificados, puxando um pouco menos da placa gráfica em todos os sentidos.

Outra coisa é recomendar uma versão alternativa que não só conserva o Cinnamon como tem um procedimento mais complicado para instalar um driver Nvidia atualizado porque não tem base Ubuntu (O LMDE é praticamente um experimento para ver o que aconteceria se o Ubuntu sumisse, segundo eles próprios)

Bom, estou nos lados azul e vermelho da força há um tempinho, então não posso comentar se Cinnamon é um problema para Nvidia em específico ou não.

2 curtidas

Então, eu sou novo em Linux né, daí preferi perguntar.

Até porque eu tô usando o mint pra jogar também.

É um i5 com uma 1050 ti, não creio que seja um problema ter a interface gráfica carregada na vga, caso seja esse o problema.

Por enquanto vou continuar no cinnamon. Talvez seja lenda urbana isso.

Usei por dois anos com Nvidia e nunca tive nada relacionado a isso, o que altera o desempenho eventualmente é a versão do Driver.

Não recomendo usar este a menos que você realmente queira por algum motivo particular. O pessoal do Mint mesmo recomenda a versão base Ubuntu, além disso, é bem possível que os drivers e Kernel da versão LMDE sejam mais antigos, dai menos desempenho.

Ou seja, basicamente o contrário do que te disseram.

6 curtidas

Se o PC em questão for um laptop hibrido (Intel+NVIDIA), recomendo usar o Ubuntu 20.04 mesmo (pode ser alguma flavour oficial), visto que esse é bem mais preparado para esse tipo de hardware (até recomendo atualizar o driver pra versão 450 dele). Agora se for desktop, vc pode continuar no Mint mesmo ou ate experimentar o Ubuntu que mencionei. Sobre o Cinnamon tirar desempenho, foi mais uma “”“fake news”" kkkkk o que pode acontecer é o q o Dio falou, driver desatualizado e versão do Kernel pode afetar, ainda mais em Processadores e GPUs mais novas.

Como ponderaram tbm, a versão LDME é baseada no Debian, e infelizmente os sistemas q se baseiam nele não tem um “casamento” bom com as GPUs mais novas da NVIDIA (pode ter algum caso raro).

Se o seu caso for laptop hibrido (Intel+NVIDIA) da uma passadinha no meu canal que tenho alguns macetes pra esse tipo de PC. :v:t2:

1 curtida

Muito obrigado a todos! Como sempre, é o fórum com a galeria mais atenciosa e de boas que temos de linux.

2 curtidas

Não é possível reduzir velocidade de processamento de nenhum chip sem que seja reduzido o clock.
O nome disso é downclock.
Não existe nenhuma interface gráfica que faça isso.
Então a resposta é não.

1 curtida

Não acredito que o cara estava fazendo fake news.
É pura ignorância, leigo, sabe de nada, tem conhecimento nem para tomar banho.
Só isso mesmo.
Quando o cara é um ignorante ele só fala ignorância.
O leitor é que tem que saber se a fonte que você esta pesquisando realmente tem formação na área e se as outras pessoas que tem formação na área concorda com o que o cara escreveu.

Se o cara tem formação diz onde ele formo que eu passo longe.

1 curtida

É que assim, eu não entendo de Linux, mas trabalho com TI desde 2009… apenas ocorreu de eu não ter precisado aprender antes e agora estou estudando pra tirar a certificação LPIC 1. Achei estranho um SO fazer isso, mas sem conhecer o melhor é perguntar, não é… rs

Obrigado novamente pelas respostas, vocês são 10.

Você não entendeu, meu caro.

O que eu quis dizer é que por não conhecer o sistema, não sabia se ele fazia a placa de vídeo trabalhar com uma capacidade menor do que a capacidade dela.

Jovem, não precisa ser arrogante, fique em paz que aqui é um fórum para trocar ideia.

Que bom que você sabe de tanta informação, precisa apenas trabalhar melhor a forma de lidar com as pessoas. ^^

3 curtidas

Tem razão né ^^
Agora eu creio que seria uma boa você colocar sobre este Cinnamon neste tópico:
Maior besteira que você ouviu sobre Linux?
Eu não coloco porque não fui eu que vi o cara dizendo ou escrevendo isso e nem vou procurar ver ou ler esse cara.
Ele já perde o credito comigo só nesta besteira.

Foi por causa que eu convivo e leio o que pessoas com conhecimento escreve que eu obtenho o conhecimento.
Agora se eu andar com ignorante e ler o que ignorante escreve eu serei um ignorante.