Olá, tudo bom? Sou usuário do WIndows há mais de 15 anos e recentemente decidi migrar para o Ubuntu e estou gostando muito da experiência, com exceção de um único problema.
FIz a instalação do Linux após realizar a formatação do Windows do meu notebook, um Predator Helios 300.
Por ser um notebook gamer, ele é cheio de frescuras na BIOS, incluindo algumas teclas exclusivas que ele usa pra abrir um app próprio da Acer no Windows.
O problema é que, após instalar o Ubuntu 22.04, as teclas “9, /, +, 3 e 0” (todas do numpad) pararam de funcionar. Não dão sinal de vida algum. O mais estranho de tudo é que até na BIOS essas teclas não funcionam. Mas pararam de funcionar imediatamente após instalar o Linux, por isso não acredito ser um problema de hardware.
Conectando um teclado USB, o numpad do teclado conectado funciona normalmente.
O restante das teclas também opera normalmente na formatação ABNT2, sem nenhum tipo de probmela.
Alguém tem ideia do que possa ser?
Certamente o problema não está do lado Ubuntu já que nessa fase o Ubuntu não foi carregado, a tecla NumLock tá ativa?
Opa, tudo bom?
Está sim… Como disse, só algumas teclas específicas do numpad não funcionam.
Uma coisa que percebi é que todas as teclas numericas tem alguma atribuição secundária no teclado deste notebook. Dentre as que não estão funcionando, o nove está atribuido ao PgUp, o 3 ao PgDn, o 0 ao Insert. o + e a / não tem uma atribuição escrita. Será que isso tem algo a ver?
Outro detalhe importante é a respeito do RGB do teclado. As luzes apagam automaticamente depois de alguns segundos sem interação com o teclado, e acendem ao apertar qualquer tecla. Porém, essas teclas que não estão funcionando também não fazem o RGB acender ao serem clicadas, como se realmente estivessem mortas.
Simples, baixe a ISO live de outra distro, ou uma ISO do hirens boot. Ao carregar o sistema teste o teclado. Se na ISO live linux ou no Hirens Boot o seu teclado funcionar normalmente, vc pode acusar o Ubuntu de ter danificado seu teclado. Caso as teclas não funcionem mesmo assim, vc teve o azar delas coincidentemente pararem de funcionar no dia que vc resolveu migrar para o Ubuntu.
tive um problema parecido no xfce4 e no meu caso é que a função da tecla estava duplicada no arquivo de configuração foi só apagar mas não lembro mais o nome do arquivo quem sabe o pessoal ajuda com isso.
não sei se ajuda em outras DEs mas vale uma olhada lá.
Não pode ser na interface, pois ele mesmo mencionou que na tela de Setup/Bios as teclas tmbm não funcionam.
Botei uma iso do live debian no pendrive, rodei e também não funcionaram as mesmas teclas. Será que dei o azar e a coincidência de dar pau nas teclas logo após instalar o Ubuntu?
Certeza, O sistema operacional não interfere no teclado a nivel de bios.
qual as chances disso estar relacionado a alguma politica do secure boot? eu acho que é nenhuma, mas estou pergunto pois também tenho problemas com teclado depois de trocar de sistema.
mas no meu caso o que não funciona de jeito nenhum é a combinação para desligar o touchpad que era fn + f2 o sistema que uso ainda detecta mas parece reconhecer como se fosse o mesmo que ctrl + alt o que não naz nada.
Entendi. Aqui no meu caso nem o toque detecta. O teclado acende o RGB ao acionar qualquer tecla, mas no caso das teclas que citei ele não acende.
se nem acende as luzes quando aperta então deve ser problema de hardware, acho que o jeito é levar na assistência técnica mesmo.
Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.