Neste artigo, vamos desvendar o mundo dos ciberataques e entender como eles podem afetar tanto empresas quanto indivíduos.
E ainda sim, sempre que vou lidar com a equipe de ti de um cliente, os cidadão estão usando google docs ou txt para guardar as senhas da infra toda. Eu quase choro de emoção ao ver um icone do keepass no desktop de um gerente de ti
Eu acho que essa questão de cybersegurança tanto as empresas quanto para os usuários se deve mais a falta de incentivo ou divulgação sobre boas práticas no mundo digital. Porque vira e mexe a gente se encontra numa situação que precisa proteger dados sensíveis e que não podem cair em mãos erradas.
Mas tem o lado que muitas empresas (principalmente) não enxergam a importância de preservar esses dados sensíveis, até porque um passo falso pode prejudicar toda a estrutura em si.
Eu trabalho como analista de sistema no ramo tributário cuja função é manter funcionalidade no software que desenvolvemos para as empresas do ramo automobilístico emitirem as notas fiscais. E o que mais vejo geralmente, quando vou acessar a máquina do cliente via Anydesk ou TeamViewer para investigar, vira e mexe tem cliente que deixa aberto o aplicativo do WhatsApp no Windows e eu acabo deixando a minha tela minimizado e esperando ele fechar o zap para poder voltar a investigar o problema haha
Falando sobre usuário, em nem os culpo. Mas quando é o próprio pessoal de tecnologia da informação, que é displicente com a segurança, aí não tem como defender. Cibersegurança não se resume a endpoint e GPO lá no cliente kkkkkk. Mas essa discussão vai longe, deixa entrarmos em planos contingencia para vc ver o pesadelo real.
Tem gente que simplesmente cola as senhas em post its ou em txt aberto mesmo