Sem querer gerar rivalidades, mas gostaria de saber como, segundo a experiência pessoal de vocês ou alguma análise mais técnica, se comporta o Chromium vs o Firefox no consumo de memória RAM, principalmente com várias páginas abertas.
Obrigado.
Sem querer gerar rivalidades, mas gostaria de saber como, segundo a experiência pessoal de vocês ou alguma análise mais técnica, se comporta o Chromium vs o Firefox no consumo de memória RAM, principalmente com várias páginas abertas.
Obrigado.
O Firefox é desde muito tempo meu browser principal, mas tambem uso/já usei outros browsers como Chrome, Opera, Edge, Vivaldi e Brave. O Firefox consome mais memória que todos esses com base Chromium. Abaixo em ordem os que na minha experiência consumiram menos ram.
1 - Opera
2 - Edge
3 - Brave
4 - Chrome
5 - Vivaldi
6 - Firefox
Acredito que a Microsoft ajudou bastante nos recursos de economia recentemente introduzidos no projeto Chromium.
@anon34547030 E quanto a independência do Chromium para com a Google? Eles usam telemetria, tem algum serviço que a Google rastreia?
Eu uso o Firefox para me manter mais longe da Google.
Rapaz o Chromium é de código aberto, mas nunca me aprofundei sobre os recursos da google já inclusos nele. Mas acredito que quanto aos serviços de telemetria isso é implementado no Chrome.
Pelo oque eu me lembro tinha sincronização da Google no chomium mais removerão isso do chromium. Me corrija se eu estiver errado
Ouvi falar tmb que será removido o serviço de sync e algumas outras APIs que ficarão restritas ao Chrome. Ou seja o Chromium de certa forma vai ficar mais “cru” digamos assim. Mas o propósito do Chromium é servir de base para desenvolvimento do Chrome e outros Browsers.
Entendi. Existe aquela questão de não “colaborar” com o monopólio da base Chromium( se é que já não existe) devido ao fato de evitar que a Google “dê as cartas” nos rumos da internet.
Isso procede? O Chromium tem tanta influência da Google assim?
Seria pior para a internet se o Firefox deixasse de existir?
São essas perguntas também que me faço.
Na minha máquina o Firefox e o Brave têm um consumo parecido, sendo que o Brave é só um pouco mais pesado, em torno dos 300 MB sem nenhum site aberto. Com o Chromium foi mais ou menos a mesma coisa.
Agora eu senti diferença usando o Ungoogled Chromium, nele o consumo ficou em torno dos 150 MB. Talvez por ter muita coisa removida, menos coisas rodando em segundo plano ele é mais leve.
(Esses valores que eu citei não estão com uma precisão rigorosa. É apenas o que eu me lembro de ter visto da última vez que olhei no Monitor do Sistema do KDE. Abri cada browser e olhei o consumo).
@Thiago12 Obrigado pela resposta.
Essa versão Ungoogled é oficial do Chromium?
Ela não é “oficial”, mas ela e 100% baseada no chromium, recomendo que você teste, pois o chromium (mesmo “cru”) é muito bom. Hoje em dia eu uso o brave, por conta de algumas extensões.