Chromium vs Firefox: Consumo de memória RAM

Sem querer gerar rivalidades, mas gostaria de saber como, segundo a experiência pessoal de vocês ou alguma análise mais técnica, se comporta o Chromium vs o Firefox no consumo de memória RAM, principalmente com várias páginas abertas.

Obrigado.

1 curtida

O Firefox é desde muito tempo meu browser principal, mas tambem uso/já usei outros browsers como Chrome, Opera, Edge, Vivaldi e Brave. O Firefox consome mais memória que todos esses com base Chromium. Abaixo em ordem os que na minha experiência consumiram menos ram.
1 - Opera
2 - Edge
3 - Brave
4 - Chrome
5 - Vivaldi
6 - Firefox

Acredito que a Microsoft ajudou bastante nos recursos de economia recentemente introduzidos no projeto Chromium.

1 curtida

@anon34547030 E quanto a independência do Chromium para com a Google? Eles usam telemetria, tem algum serviço que a Google rastreia?

Eu uso o Firefox para me manter mais longe da Google.

Rapaz o Chromium é de código aberto, mas nunca me aprofundei sobre os recursos da google já inclusos nele. Mas acredito que quanto aos serviços de telemetria isso é implementado no Chrome.

1 curtida

Pelo oque eu me lembro tinha sincronização da Google no chomium mais removerão isso do chromium. Me corrija se eu estiver errado

1 curtida

Ouvi falar tmb que será removido o serviço de sync e algumas outras APIs que ficarão restritas ao Chrome. Ou seja o Chromium de certa forma vai ficar mais “cru” digamos assim. Mas o propósito do Chromium é servir de base para desenvolvimento do Chrome e outros Browsers.

1 curtida

Entendi. Existe aquela questão de não “colaborar” com o monopólio da base Chromium( se é que já não existe) devido ao fato de evitar que a Google “dê as cartas” nos rumos da internet.

Isso procede? O Chromium tem tanta influência da Google assim?

Seria pior para a internet se o Firefox deixasse de existir?

São essas perguntas também que me faço.

1 curtida

Na minha máquina o Firefox e o Brave têm um consumo parecido, sendo que o Brave é só um pouco mais pesado, em torno dos 300 MB sem nenhum site aberto. Com o Chromium foi mais ou menos a mesma coisa.

Agora eu senti diferença usando o Ungoogled Chromium, nele o consumo ficou em torno dos 150 MB. Talvez por ter muita coisa removida, menos coisas rodando em segundo plano ele é mais leve.

(Esses valores que eu citei não estão com uma precisão rigorosa. É apenas o que eu me lembro de ter visto da última vez que olhei no Monitor do Sistema do KDE. Abri cada browser e olhei o consumo).

@Thiago12 Obrigado pela resposta.

Essa versão Ungoogled é oficial do Chromium?

Ela não é “oficial”, mas ela e 100% baseada no chromium, recomendo que você teste, pois o chromium (mesmo “cru”) é muito bom. Hoje em dia eu uso o brave, por conta de algumas extensões.

1 curtida

O @kroks já respondeu. Se for usá-lo você vai ter um pouco de trabalho pra instalar extensões apenas. Mas aqui é explicado como fazer isso.